TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade Problema Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldade Problema Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  7.405 Palavras (30 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil que o normal.

De acordo com Smith (2001), as dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar.

A dificuldade de aprender pode, entretanto, estar relacionada a determinantes sociais, da escola e do próprio aluno, ou seja, ligada a fatores internos (cognitivos e emocionais) e a fatores externos (culturais, sociais e políticos).

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

Não cabe ao professor ou à escola fazer o diagnóstico, mas é possível observar o aluno e conversar com os pais para que um especialista seja procurado o diagnóstico as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas com ajuda de equipe multidisciplinar, incluindo Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo Clínico os mesmo inicia uma investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso, o levantamento do histórico familiar e a evolução do paciente.

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

O ambiente familiar é imprescindível no desenvolvimento de uma criança saudável, contribuindo para que não haja problemas de aprendizagem ou para que eles sejam amenizados. Crianças que recebem carinho, incentivo, apoio são seres humanos mais entusiasmados e possuem atitudes positivas em relação à aprendizagem e a si mesmos. Má nutrição alimentar, sono irregular e doenças advindas de falta de higiene podem prejudicar a capacidade de uma criança aprender. Além do estresse emocional, que afeta muitas crianças que passam por problemas de divórcio dos pais, falta de dinheiro, etc. O ambiente escolar também é muito importante para o sucesso escolar de um aluno. Uma escola que possui dificuldades para aceitar as diferenças individuais não é um ambiente favorável para uma aprendizagem eficiente e de qualidade. Um aluno com dificuldades de aprendizagem precisa de encorajamento por parte da escola e de atitudes por parte do professor que façam com que esse aluno possa desenvolver suas potencialidades.

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

A família contribui em grande parte para a determinação desses problemas. Os pais, principalmente, podem, de diversas maneiras, favorecer ou prejudicar o processo de aprendizagem de seus filhos.

Ao ingressarem na escola, as crianças, muitas vezes, demonstram dificuldades de adaptação que pode ser conseqüência de conflitos e crises de um sistema familiar ineficiente.

Os "deficits", resultantes de uma precária educação familiar, poderão ser minimizados e mesmo superados através da atuação de outros grupos socializadores.

Caberá à escola, sobretudo, a responsabilidade de contribuir para mudanças comportamentais que permitam, às crianças e jovens, o equilíbrio necessário.

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

Causas físicas –São provenientes de qualquer perturbação do estado físico geral da criança como por exemplo: febre, dor de cabeça, dor de ouvido, colícas intestinais, anemia, asma, verminoses e todos os males que atinjam o físico de uma pessoa, levando-a a um estado anormal de saúde.

Causas sensoriais – são todos os distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos, qualquer problema que afete os órgãos responsáveis pela visão, audição, gustação, olfato, tato, equilíbrio, reflexo postural, ou os respectivos sistemas de condução entre esses órgãos e o sistema nervoso, causará problemas no modo de a pessoa captar as mensagens do mundo exterior e, portanto, dificuldade para ela compreender o que se passa ao seu redor.

Causas neurológicas – são as perturbações do sistema nervoso, tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos. O sistema nervoso, comanda todas as ações físicas e mentais do ser humano. Qualquer distúrbio em uma dessas partes se constituirá em um problema de maior ou menor grau, de acordo com a área lesada.

Causas emocionais – são distúrbios psicológicos, ligados às emoções e aos sentimentos dos indivíduos e à sua personalidade. Esses problemas geralmente não aparecem sozinhos, eles estão associados a problemas de outras áreas, como por exemplo da área motora, sensorial etc.

Causas intelectuais ou cognitivas – são aquelas que dizem respeito à inteligência do indivíduo, isto é, à sua capacidade de conhecer e compreender o mundo em que vive, de raciocinar sobre os seres animados ou inanimados que o cercam e de estabelecer relações entre eles.

Causas educacionais – o tipo de educação que a pessoa recebe na infância irá condicionar distúrbios de origem educacional, que a prejudicarão na adolescência e na idade adulta, tanto no estudo quanto no trabalho. Portanto, as falhas de seu processo educativo terão repercussões futuras.

Causas sócio-econômicas – não são distúrbios que se revelam no aluno. São problemas que se originam no meio social e econômico do indivíduo. O meio físico e social exerce influência sobre o indivíduo, podendo ser favorável ou desfavorável à sua subsistência e também às suas aprendizagens.

OUTRO DOSSIE

Causas Físicas – são aquelas representadas pelas perturbações somáticas transitórias (febre, dor de ouvido, etc.); ou permanentes (falta de um órgão ou membro, etc.);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com