TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades Ao Ingressar Em Escolas Bilíngue De Libras.

Artigo: Dificuldades Ao Ingressar Em Escolas Bilíngue De Libras.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Facilidades/ dificuldades para ingressar em uma escola bilíngue de Libras.

• Ingresso nas Escolas Bilíngues de Libras:

A percepção, e o reconhecimento de que é necessária uma condição de ensino melhor e igualitária no Brasil, para a maioria daqueles cujas necessidades especiais ainda se encontram desprovidas, levantou uma série de aspectos que vem sendo debatida ao longo dos anos, visando desenvolver a politica educacional especial do país para que de fato, promova a inclusão social de alunos com tais necessidades, através do ensino de qualidade e da integração na comunidade em que se encontram.

Podemos exemplificar o que foi dito com alguns documentos de grande relevância neste contexto como a Declaração de Salamanca em um de seus princípios e a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Capítulo V).

- Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994): Políticas educacionais deveriam levar em total consideração as diferenças e situações individuais. A importância da linguagem de signos como meio de comunicação entre os surdos, por exemplo, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso a educação em sua língua nacional de signos. Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares.

- Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20-12-1996, que trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, ela perpassa transversalmente todos os níveis de ensino, desde a educação infantil ao ensino superior. Esta modalidade de educação é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento e ainda acrescenta, no seu artigo 4º, inciso III, o “atendimento gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Portanto a educação bilíngue de libras como um todo deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa o ensino, objetivando também a inclusão dos alunos e métodos de ensino na sociedade, mediante a utilização de recursos tecnológicos e metodologia específica. Há uma evolução significativa nesse sentindo embora recente, com decretos e leis que regulamentam e determinam criações de escolas públicas bilíngues reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda. Partindo deste viés é possível observar que ingressar nestes centros educacionais esta cada vez mais fácil.

• Dificuldades ao ingressar em uma Escola Bilíngue de Libras:

- Estrutura:

Inicia-se esta análise através da estrutura destas escolas tanto em âmbito privado quanto público, que fundamentalmente devem possuir uma metodologia específica de ensino e profissionais capacitados para atenderem a crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com