TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLAS BILINGUES - LIBRAS

Ensaios: ESCOLAS BILINGUES - LIBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Defina, de acordo com Strobel (2008)

- a Cultura Surda

- o Povo Surdo

-a comunidade surda

Enviada sábado, 6 setembro 2014, 20:30

Cultura Surda: São os hábitos, costumes, vivências de pessoas com surdez; enfim, as produções coletivas do povo surdo a partir de seu próprio modo de ser, ver entender e transformar o mundo. Para Strobel(2008), as peculiaridades da Cultura Surda resumem-se em oito artefatos; é o jeito de o Surdo entender o mundo e modifica-lo a fim de torna-lo acessível e habitável, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.

Povo Surdo: são as pessoas que nasceram com surdez ou a adquiriram logo nos primeiros anos de vida, resultando num crescimento e desenvolvimento peculiar adquirindo naturalmente a Cultura Surda. Para Strobel (2008), o povo surdo são sujeitos que compartilham dos mesmos costumes, histórias, tradições e pertencem às mesmas peculiaridades culturais, ou seja, constroem sua concepção de mundo através do artefato cultural visual. O grupo de pessoas a quem chamamos de povo Surdo são os sujeitos que podem não habitar o mesmo local, mas que estão ligadas por um código de formação visual independente do nível linguístico.

Comunidade Surda: É um grupo local formado por Surdos ( que possuem a cultura surda) e ouvintes, com cultura de um crescer e desenvolver-se ouvinte, mas que compartilham suas vidas como os surdos; podem ser comunidade de Pastoral de Surdos, Ministério de Surdos, grupo de amigos/profissionais, etc. Podem fazer parte das comunidades Surdas seus familiares, amigos, colegas de escola ou trabalho, intérpretes de LIBRAS, companheiros(namorados(as), maridos/esposas) etc.

Existe uma real necessidade de escolas bilíngues, pois é nelas que se asseguram condições necessárias a uma educação de qualidade. Para que o surdo possa ser o sujeito, há necessidade da presença de seus pares linguísticos no seu processo de aquisição da língua e do conhecimento. O surdo não deve ficar restrito ao modelo oral de aprendizado. A língua de sinais implica a identidade e a cultura dos Surdos. Daí a importância de as crianças surdas estarem inseridas nas escolas bilíngues para aquisição e desenvolvimento da Libras. É respeitável salientar que o ensino bilíngue para Surdos acata algumas regras tais como: LIBRAS(L1) Língua de instrução ou primeira língua para os Surdos, e segunda língua, Português(L2). A trajetória escolar dos estudantes surdos, com estas medidas tende a se tornar gratificante, e a experiência torna-se inovadora, uma vez que segue reunindo Surdos e ouvintes, evidenciando uma comunicação entre eles, respeitando a educação inclusiva, diminuindo preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com