TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica das relações interpessoais

Projeto de pesquisa: Dinâmica das relações interpessoais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Dinâmica das Relações Interpessoais

TEORIA DE HERZBERG –Fatores Higiênicos e Motivacionais

Herzberg aplica a sua teoria no ambiente externo e no trabalho do individuo. Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo são eles: Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

Fatores Higiênicos

Estes fatores são aquelas que se referem ás condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobado as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes e etc.

Fatores Motivacionais

Estes fatores sao aqueles que se referem ao conteúdo do cargo as tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, acima dos níveis normais. O termo motivação, para Henrzberg, envolve sentimentos de realização de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividade que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalho.

Colocasse as definições dos termos técnicos, para que o leitor consiga ter compreensão de toda a pesquisa e análises realizadas.

• Definição da teoria de Herzberg

A teoria de Herzberg consiste no ambiente externo e no trabalho do individuo, uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim de acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. Segundo Herzberg, o acompanhamento do trabalhado do individuo traz efeitos altamente desejáveis, como o aumento da motivação, aumento de produtividade, redução de faltas e atrasos ao serviço e redução de demissões de empregados.

Qual teoria motivacional é existente na organização?

Plano de carreira, PLR (participação dos lucros do resultado), diálogos buscando melhorar e atender as necessidades de ambas as partes.

Os líderes são democráticos ou autocráticos?

Democráticos

Se tem feedback aos colaboradores?

Sim procurando resolver os problemas dos colaboradores dando um retorno (positivo/negativo).

Se administra conflitos de maneira a otimizar o trabalho em grupo ?

Sim, os líderes se reúnem e procuram administrar os problemas de formar a minimizar ou eliminar os conflitos entre os colaboradores.

Idalberto Chiavenato, cita que: “a liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com