TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diplomacia Cultural

Pesquisas Acadêmicas: Diplomacia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

DIPLOMACIA CULTURAL – No meio social

"Não existe diplomacia econômica sem existir diplomacia cultural. Só se investe num país que tem imagem, que tem imagens, que tem imaginário. Ninguém investe no que não conhece no que não existe. E os melhores fabricantes de imagem, de imagens, ou melhor, de imaginários são os artistas. São eles, no contexto da globalização e da virtualização os construtores da identidade fluída de um país."

O desenvolvimento da história cultural influenciou a maneira de pensar as relações entre os Estados: as sensibilidades e representações culturais foram reconhecidas como objetos históricos legítimos e a difusão e a recepção das práticas e produções culturais passaram a ser discutidas em profundidade.

Num artigo que impressionou a comunidade científica internacional, "Le monde comme représentation" (O mundo como representação, publicado em 1989, na Annales), o pesquisador francês Roger Chartier propôs o estudo da história das apropriações.

A nova abordagem colocava em foco a complexidade dos processos de circulação cultural e permitiu romper alguns dos paradigmas que estruturavam o campo historiográfico. Conceitos como "influência" e "modelo" não davam conta da dimensão cultural das relações internacionais, pois pressupunham a existência de relações de dominação entre as áreas culturais. Além disso, noções como "diplomacia cultural" ou "política cultural" limitavam o estudo da circulação cultural aos atores institucionais.

Baseando-se na idéia de "transferências culturais", desenvolvida por dois pesquisadores das relações literárias franco-alemãs - Michel Espagne e Michael Werner -, a nova história cultural das relações internacionais permite compreender as lógicas de apropriação e as práticas de mediadores, como viajantes, exilados, turistas, tradutores ou marchands, constituindo um novo corpus de fontes.

A reconstituição das trajetórias pessoais desses atores também mostra que a circulação de objetos e práticas culturais raramente responde a lógicas bilaterais tradicionais. Exemplo disso é a bossa nova, que chegou à Europa nos anos 60, graças aos jazzmen americanos, assim como a filosofia alemã do século XIX foi divulgada na França por meio de pensadores russos.

Dar conta desses "desvios", bem como das idas e vindas culturais, abre o caminho para novas interpretações da lógica cultural das relações internacionais.

INFLUÊNCIAS CULTURAIS

Uma das formas de difundir a cultura de um país é através do cinema e televisão. No caso do Brasil,pelas suas novelas eles tentam passar o modo de vida e costumes brasileiros,porém muitas vezes essa é a imagem que eles querem passar mas não é total realidade.

Essa transmissão de valores culturais também é percebida em filmes norte-americanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com