TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal

Ensaios: Direito Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 17

TRABALHO DE DIREITO PENAL

(arts. 130, 131, 132, 133, 134 e 136)

O artigo 130 do Código Penal, foi elaborado em uma época em que as doenças venéreas eram transmitidas em bordéis no Brasil, e pelas condições da época não havia tratamento adequado, o que levava muitas vezes o contágio a sequelas graves e a transmissão da doença em outros locais pelos agentes frequentadores dos prostíbulos.

Art. 130 - Expor alguém, por meio de relações sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea, de que sabe ou deve saber que está contaminado:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

§ 1º - Se é intenção do agente transmitir a moléstia:

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

§ 2º - Somente se procede mediante representação.

Assim, para evitar a propagação da doença venérea, numa época que não havia métodos preventivos e tampouco terapêuticos, a legislação previu esses tipos penais. As doenças venéreas são os elementos normativos do artigo 130 do Código Penal, no entanto, o elemento normativo não está discriminado, ficando a cargo de a Medicina descrever os tipos de moléstias venéreas.

Greco apud Roberto Bitencourt alude que o tipo penal apenas menciona a infecção de maneira ampla sem descrevê-la, assim, compete à medicina esclarecer o que é moléstia venérea. Ocorre, pois, como na lei de entorpecentes, que necessita de um órgão, a ANVISA para declarar se tal substância é entorpecente, como bem esclarece Greco apud Bitencourt:

Assim, a exemplo do que ocorre com as substâncias entorpecentes (que causam dependência física ou psíquica), são admitidas como moléstias venéreas, para efeitos penais, somente aquelas que o Ministério da Saúde catalogar como tais, e esse rol deve variar ao

longo do tempo, acompanhando não só a evolução dos costumes, mas, particularmente, os avanços da própria ciência médica.

A AIDS, que não é moléstia venérea e que não se transmite somente por atos sexuais, poderá tipificar o crime do art. 131, lesão corporal seguida de morte ou até mesmo homicídio, dependendo da intenção do agente, mas nunca o crime de perigo de contágio venéreo.

Assim, o artigo 130 possui um núcleo, um verbo expor, é, portanto, um crime de perigo, logo, a vítima basta ter sido exposta a perigo de contágio por doença venérea, com a simples prática de relação sexual, quando o agente sabia ou deveria saber estar contaminado para a caracterização da infração penal do artigo alhures.

Desta forma, a proteção à saúde está tipificada, a intenção do legislador é a prevenção, anui com minha linha de raciocínio, Estefam:

A norma penal busca imediatamente a proteção da saúde humana e, mediatamente, da vida; aliás, toda defesa daquela visa, em última análise, ao resguardo desta.

A incriminação do ato dá-se em razão da imensa facilidade de propagação das moléstias venéreas, tais como a sífilis, a gonorréia, o cancro mole e a linfogranulomatose inguinal.

A definição legal, ademais, era necessária, sobretudo no caso da figura prevista na cabeça da disposição, porque, sem esta, o comportamento do agente seria penalmente atípico. A norma conclama seus destinatários a que pratiquem relações sexuais com segurança e proteção.

Logo, a exposição a perigo, expor, é o núcleo do tipo, e fez-se necessário para conter o avanço das moléstias em uma época que a medicina

ainda não era dotada de métodos eficazes tanto na prevenção quanto na cura. Busca então a legislação proteger a saúde humana e obviamente alcançando assim a proteção à vida.

Greco assevera que é crime próprio, pois, apenas a pessoa contaminada pode praticar o crime e o sujeito passivo pode ser qualquer pessoa, desde que pratique relações sexuais ou atos libidinosos, ainda pode ser:

De perigo concreto (podendo ocorrer à hipótese de crime de dano, prevista no § 1º do art. 130 do CP); doloso (sendo o dolo direto ou mesmo eventual); comissivo; instantâneo; transeunte (quando a vítima não se contaminar); não transeunte (quando houver o efetivo contágio da vítima); unissubjetivo; plurissubsistente; condicionado a representação.

O “crime é próprio quanto ao sujeito ativo (uma vez que somente a pessoa contaminada é o que poderá praticá-lo), sendo comum quanto ao sujeito passivo (pois qualquer pessoa pode figurar como vítima deste crime); mas necessita que o agente saiba que está contaminado, a sua ação pode ser dolosa, admitindo-se o dolo eventual. No entanto, o elemento subjetivo de que trata o artigo 130, é a exigência prévia de que o agente saiba ou deveria saber estar contaminado, mesmo assim, manteve relação sexual sem proteção, Greco alude perfeito comentário à exposição de motivos da parte especial do Código Penal, item 44:

44. O crime é punido não só a título de dolo de perigo, como a título de culpa (isto é, não só quando o agente sabia achar-se infeccionado, como quando devia sabê-lo pelas circunstâncias) .

No entanto, “devemos entender com as expressões de que sabe ou deve saber que o agente poderá ter agido, no caso concreto, com dolo direto ou mesmo com dolo eventual, mas não com culpa”, para ilustrar um exemplo:

O agente, casado, depois de discutir com a sua esposa, vai a uma casa de prostituição e convida uma garota de programa para um ato sexual, nesse momento. Ela lhe explica que está contaminada por uma doença venérea e que, fatalmente, se mantiverem relações sexuais, ele será contaminado, convidando-o a voltar em outra oportunidade, quando estiver curada. O agente diz não se importar com esse fato e com ela insiste no ato sexual. A garota de programa, após a insistência do agente, com ele mantém relação sexual sem usar preservativo. Poucos dias depois, a doença demonstrou seus sinais no agente. Mesmo assim, depois de ter resolvido seu problema familiar que o havia feito sair de casa, o agente decide, sabendo da sua contaminação, ter relação sexual também com sua esposa, que, para a felicidade dela, não se contamina. Nesse primeiro caso, sabendo o agente da sua contaminação, e ainda assim, insistido no ato sexual, conhecia as possibilidades efetivas de transmissão da doença, mas não ocorreu.

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com