TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal

Seminário: Direito Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Seminário  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  386 Visualizações

CASO 01:

Joca está sendo acusado pela prática de homicídio simples consumado. O crime foi praticado na Comarca X. Entretanto, a vítima foi levada para um hospital situado na Comarca Z, aonde veio a falecer. A denúncia foi oferecida pelo membro do Ministério Público em exercício na Vara Criminal do Júri na Comarca Z, local onde o

crime se consumou, mas o Juiz declinou de sua competência para o Juízo Criminal do Júri da Comarca X. O Magistrado dessa comarca, invocando o art. 70 do Código de Processo Penal, suscitou conflito negativo de competência. Decida o conflito.

Com base no artigo 70 CPP, o agente deve ser julgado onde o último ato infrator tenha ocorrido, neste caso entedo que Joca deve ser julgado na Comarca X, lugar onde o último ato infrator ocorreu, e não onde a vítima veio a falecer.

Exercício Suplementar

1- Municípios, estabelecendo que “os prefeitos serão julgados pelo Tribunal de Justiça”. José, Prefeito do Município Y, pertencente ao Estado X, está sendo acusado da prática de corrupção ativa em face de um policial rodoviário federal.

Com base na situação acima, o órgão competente para o julgamento de José é

a) Justiça Estadual de 1ª Instância.

b) o Tribunal de Justiça.

c) o Tribunal Regional Federal.

d) a Justiça Federal de 1ª Instância. (correta)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com