TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal

Artigo: Direito Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  645 Visualizações

Mas até onde vai a culpa ou responsabilidade dos pais? Qual é o ponto exato, onde os filhos se tornam responsáveis por esse comportamento criminoso/destrutivo?

A resposta não é simples e exata. Pelo contrario é muito complexa.

Isso porque um filho não vira um marginal da noite pro dia. É um processo, é uma história que se constrói.

Isso vem de várias situações. Em algum momento no meio da infância, ou início da adolescência, o triângulo pai-mãe-filho começou a falhar e a não ser mais suficiente e organizador para que a autonomia, o respeito, os valores de certo e errado, bem e mal, se impusessem, a fim de que o jovem chegasse à vida adulta do melhor modo possível.

Pais e filhos não se dão conta de quando ocorrem situações de perda, com nascimento de raiva e ressentimento mútuos, desrespeito e desqualificação que deixam feridas emocionais. Dessa desorganização surge a queda de rendimento escolar, drogas, etc. Muitos são expulsos do colégio e depois desistem de estudar; a convivência com outros jovens e com os pais fica cada vez mais difícil. Tudo vira um grande inferno de dissabores que pode levar à ruptura familiar, social... Além do mais, a tolerância em relação à falta de limite aumentou. O famoso e necessário 'não' tem sido pouco utilizado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com