TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Na Medida Certa

Dissertações: Disciplina Na Medida Certa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 16

DISCIPLINA NA MEDIDA CERTA

Elenir Teresinha de Oliveira

RESUMO: O referido artigo tem como objetivo conscientizar os pais e responsáveis pelos alunos, do seu papel na atividade escolar. Visa demonstrar a eles que as crianças precisam de limites, como o fim de evitar que tenham um comportamento agressivo em sala de aula. Entretanto, esta disciplina aplicada sempre deve ser na medida certa, para que produza frutos positivos e contribuam no desenvolvimento cognitivo das crianças. A metodologia aplicada para a realização do referido artigo foi analítica, descritiva e comparativa. Fez-se um estudo bibliográfico e documental de caráter interpretativo das respostas fornecidas pelos pais e responsáveis, sobre o tema em discussão, utilizando-se do método dedutivo. Os resultados obtidos foram expressivos e positivos, melhorando significativamente o ambiente em sala de aula, bem como o comportamento dos alunos e a colaboração de pais/responsáveis no processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRA-CHAVE: Processo. Ensino-Aprendizagem. Disciplina. Medida. Certa.

Introdução

Um dos maiores desafios encontrados pelo professor no processo de ensino-aprendizagem é o comportamento negativo de seus alunos. Fatores como: agressividade, falta de atenção, baixo rendimento escolar, baixa autoestima, falta de cuidados com o corpo, falta de respeito com os colegas, professores e funcionários, violência e outros, influenciam negativamente em sala de aula. Observa-se que a grande maioria dos professores já se deparou com tais “problemas”. Entretanto, na educação infantil, primeira etapa da educação básica, tais fatores concentram-se mais na agressividade dos alunos ou falta de limites, devido a sua tenra idade e iniciação escolar.

Diante da agressividade expressa por crianças de 0 a 5 anos, em sala de aula, já na educação infantil, pensou-se: O que fazer então para melhorar esse quadro? Como os pais ou responsáveis podem contribuir diante destes comportamentos? A disciplina e os limites impostos em casa poderão auxiliar? Qual a medida certa de tal disciplina?

Sabe-se que o comportamento dos alunos está diretamente ligado ao meio em que vive. Quase sempre as relações sociais exercem grandes influências sobre as suas atitudes. Conclui-se então que, o processo de socialização é o ponto de partida para as mudanças de atitudes. A esse respeito Henneman (1985) diz: “O processo de socialização inclui a modelagem e o desenvolvimento da personalidade, motivação, atitude e, mesmo, da percepção através de contatos com outras pessoas, e de maneira continua...” “É um processo de aprendizagem social pelo qual a criança adquire as habilidades, costumes e atitudes daqueles junto aos que cresce - sua família, colegas, professores e outros com quem entra em contato frequentemente". (p.107)

Visto isso, ou seja, que uma das funções da Creche é promover esse processo de socialização junto com os pais. Coube ao professor buscar junto aos pais ou responsáveis auxílio. Inserindo-os no processo de ensino-aprendizagem, os aproximando do ambiente escolar, para que ambos possam auxiliar, através da imposição de limites e aplicação da disciplina adequada em momento oportuno.

Ao constatar a importância da relação que os alunos mantém nos diversos ambientes sociais e, também a co-relação entre eles. Bem como, a influência que um exerce sobre o outro. Pensou-se em um trabalho conjunto entre professor e pais ou responsáveis visando à disciplina e imposição de limites, a alunos que apresentavam um comportamento agressivo.

Desenvolvimento

No Brasil, a educação infantil, etapa inicial da educação básica, atende crianças de zero a cinco anos. Na primeira fase de desenvolvimento, dos zero aos três as crianças são atendidas nas creches ou instituições equivalentes.

Antes as creches eram consideradas como ação de assistência social ou de apoio às mulheres trabalhadoras, entretanto na visão atual, estas instituições passaram a fazer parte de um percurso educativo que se articula com os outros níveis de ensino formal e se estender por toda a vida.

A primeira etapa deste percurso orienta-se não para conteúdos ou o conhecimento formal. Antes de tudo, a educação infantil atua sobre dois eixos fundamentais: a interação e a brincadeira. A proposta pedagógica e as atividades consideram estes eixos. O ambiente escolar também reflete esta preocupação. O espaço é dinâmico, vivo, explorável, transformável e acessível para todos.

Além disso, a frequência à creche é uma escolha da família e uma oportunidade garantida pelo Estado. Os critérios adotados na inicialização escolar lembram que as crianças têm direito à brincadeira, à atenção individual, a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, ao contato com a natureza, a higiene e à saúde, a uma alimentação sadia, entre outros. Também têm direito a atenção especial nos períodos de adaptação à creche.

Pensando neste contexto, nos direitos assegurados a crianças em fase escolar e diante do quadro de agressividade apresentado pelos alunos em tão tenra idade, pensou-se na elaboração do referido artigo.

Inicialmente elaborou-se uma pesquisa aprofundada sobre a disciplina na medida certa, como esta deve se processar e como ocorre no ambiente familiar.

Para o autor Içami Tiba a indisciplina começa no momento da gestação, em como esta se desenvolveu e aconteceu. Salienta ele sobre a importância das primeiras interações da criança. Um dos ritmos mais importantes, estabelecido desde os primeiros dias de vida, é o da alimentação, porque depende da interação com a mãe ou com a pessoa que a substitui. O bebê não sabe falar, por isso chora quando tem fome. O auge da maternidade acontece nesta hora: amamentar a criança e iniciar com ela uma relação muito íntima. Nessa interação, a mãe transmite o modo de ser da família, e isso é essencial para ajudar o filho a formar seu ser psicológico, pois a criança traz ao nascer apenas seu ser biológico. O pai deve ter muita saúde psicológica para participar do gesto da alimentação, que tem um imenso significado no gesto afetivo. Afinal, a criança não precisa somente de alimento.

Lembra o autor, que lidar com esse ritmo biológico de um modo que não desrespeite é a primeira providência para obter disciplina. Depois, quanto mais os filhos crescerem, mais recursos terão os pais de adequar o ritmo biológico ao ambiente e consequentemente o professor em sala de aula.

Levando tais observações para o contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com