TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

O homem desde o nascimento está cercado de paradigmas, regras, leis, valores e conceitos, que muitas vezes não é capaz de decifrar e acaba aceitando certos costumes sem entendê-los. Mas a filosofia veio para mudar esse cenário, pois ela nos permite parar para refletir sobre tudo que está ao nosso redor e nos leva ao querer saber e ao querer buscar.

A filosofia é a busca incessante do conhecimento e nos dias atuais essa “busca incessante do conhecimento” é de fundamental importância para formação do ser social e profissional, Por esse motivo temos sempre que está nos reciclando, a sociedade moderna exige muito, e se as pessoas não irem em busca do saber ficarão um passo atrás na longa caminhada que é a do mundo competitivo atual.

A desvalorização da filosofia deve- se a vários motivos que vem desde a antiguidade, pois os nossos imperiais tinham aversão a ela e aos filósofos pelo fato deles despertarem nas pessoas o desejo do conhecimento, de espírito crítico, de saber se impor e de ter sua própria posição perante a sociedade, e era justamente isso que nossos soberanos não queriam, eles queriam pessoas submissa e dependentes deles, e infelizmente isso ainda acontece no nosso sistema autoritário e é por esse motivo que devemos ir em busca do saber e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

Há uma certa dificuldade na implantação dessa disciplina no contexto escolar, isso deve-se a vários fatores como : sistema escolar, que foca apenas nos resultados e a filosofia não é uma disciplina de muitos resultados e de métodos garantidos , também tem a questão dela ser uma disciplina que não está inserida no vestibular, já que o ensino é voltado diretamente pro vestibular, outro fator de peso é a forma com que ela é aplicada em sala de aula, de um a forma contraditória, pois ensinar filosofia não é apenas fazer com que os alunos aprendam as teorias dos grandes filósofos e se escondam atrás delas para filosofar, deve-se ensinar filosofia propondo aos alunos a resolver problemas baseado em sua opinião, debater sobre teorias, argumentar e ter suas próprias conclusões.

Nós sem o pensamento filosófico podemos ser comparados as máquinas que recebem alguns comandos e os executa sem ao menos saber a razão de estarmos a fazê-los, temos que filosofar baseando-se numa verdade interior e essa por sua vez deve ser maior que as aparências, pois elas nos enganam.

Concluímos que a filosofia é de total importância para o ser, ela nos auxilia a ter espírito crítico e a refletir e esses dois auxiliadores, como vários outros, tem um peso enorme perante as melhores escolhas a serem tomadas e opções mais eficazes a serem firmadas. Ela é um mundo a parte, não aquele mundo prontinho, mas sim aquele em aberto onde nós somos os construtores. CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Fala- se em, uma sala de aula do futuro que possui ao mesmo tempo, sala de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de artes e laboratório de informática, internet WI-FI , computadores iluminação controlada, uma cópia de um esqueleto e de um torso humano, uma placa solar, pilha caseira, armários e um microscópio. Possui também um quadro digital touch screen e várias mesas que acomodam três pessoas (além do computador).

O professor terá a função de relacionar todas essas mídias através de um ensino multidisciplinar esta ideia foi projetada por um especialista em novas mídias e tecnologias para a educação Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, ele defende também a ideia de uma ciberarquitetura da sala de aula em que o espaço virtual se aprofunda no espaço digital, sendo que o conteúdo das aulas se quer a recomendação do Ministério da Educação mas a forma com que são ministradas é totalmente inovadora.

Este projeto já está sendo utilizado em algumas instituições de ensino no país. Como nos laboratórios do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em um campus da Universidade Santo Amaro, de São Paulo e no projeto Jovem Cientista do Instituto Unibanco.

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com