TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas Norteadoras

Por:   •  2/11/2014  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos assuntos como: as novas tecnologias; como desenvolvê-las com os professores que levaram esse conhecimento aos alunos; a busca pela igualdade social, dando oportunidades para crianças e adolescentes terem conhecimentos e habilidades alcançando a isenção social.

Apresentamos também a contribuição do projeto “Esperança com tecnologia para a Educação”, seus recursos e necessidades, a tecnologia usada como meio de aprimorar a qualidade de vida.

Enfim, justificamos o uso dos recursos tecnológicos na educação, nos espaços escolares e na vida.

2. NOVAS TECNOLOGIAS

Num espaço amplo, a ONG Esperança trabalha o incentivo às novas tecnologias.

Crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 17 anos terão à sua disposição toda condição técnica para o aprendizado e desenvolvimento que fará toda a diferença no seu futuro.

2.1. TECNOLOGIAS PARA COMPOR UM AMBIENTE/SALA VIRTUAL

AMBIENTE / SALA TEMÁTICA:

Usuários: Crianças na faixa etária entre 6 a 17 anos

Recursos Tecnológicos Justificativas e estratégias de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas

Computadores Recursos tecnológicos para aprimoramento do desenvolvimento educacional, cultural e profissional. Produzir e trabalhar com situações problemas, utilizando de softwares didáticos, aplicativos como editores de texto, programas de desenho, gestão de arquivos, planilhas e calculadores Auxiliares diários em diversas tarefas intelectuais

Internet Transformação das informações adquiridas em conhecimento. Ferramenta de apoio que proporciona melhoramento ao ensino e à aprendizagem. Desenvolver a própria aprendizagem na construção do conhecimento, compartilhar descobertas Em sala de aula ou como ferramenta de apoio ao aluno e ao professor

Vídeo/DVD Levando proposta que invista na introdução das TICs na escola. A transformação da tecnologia em aprendizagem: Professor /Condutor Proporcionar ao educador e educando fonte de informação, possibilidade de incorporar e produzir novas ações e descobertas na construção do conhecimento na escola. Desenvolver a análise crítica. As mídias integradas na sala de aula executam o papel de produzir novas descobertas e ampliação do conhecimento.

Softwares/Jogos Educativos Garantia da promoção da aprendizagem; formação da personalidade com comportamentos básicos capaz de gerar autodisciplina Atrair a atenção do aluno, envolvê-lo em desafios pedagógicos simples e complexos; Desenvolver raciocínio lógico; criar estratégias de resolução. Desenvolvendo um trabalho com características lúdicas, acrescentando conhecimento. Uso de aplicação de conteúdos pedagógicos.

Computadores Recursos tecnológicos para aprimoramento do desenvolvimento educacional, cultural e profissional. Produzir e trabalhar com situações problemas, utilizando de softwares didáticos, aplicativos como editores de texto, programas de desenho, gestão de arquivos, planilhas e calculadores Auxiliares diários em diversas tarefas intelectuais

3. A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”

O Projeto Esperança com tecnologias na educação vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança, visto que o uso das tecnologias nas escolas e instituições de ensino contribuí com a metodologia do professor, e assim transformando o professor em mediador do conhecimento, estabelecendo ideias atualizadas para que os alunos sejam mais críticos, criativos e inteirando-se para uma educação contemporânea. Quando um aluno se depara com um ambiente temático, motivador, que instiga a sua criatividade e imaginação a aprendizagem ocorre com mais facilidade. Uma sala de música, um laboratório de informática, uma brinquedoteca, e outros espaços destinados a uma finalidade especifica são bons exemplos de ambientes que favorecem o processo de ensino-aprendizagem.

O desenvolvimento das novas tecnologias contribui para inúmeras transformações na sociedade contemporânea, o progresso da tecnologia se faz presente cada vez mais nas escolas e instituições. As novas tecnologias, junto com uma boa proposta pedagógica são de grande importância para a aprendizagem, podendo ser facilitadoras da aprendizagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com