TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA E EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Por:   •  5/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  2.034 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

Faculdade Sumaré

A INFLUÊNCIA E EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Fernanda Maia

Juliana Zendrini

Renata Pedroso De Santana

SÃO PAULO

2015

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

Faculdade Sumaré

A influência e evolução da tecnologia para o profissional de secretariado

Projeto Profissional Interdisciplinar

apresentado como requisito parcial ao

Instituto de Ensino Superior Sumaré para

conclusão do quarto semestre em

Secretariado Executivo Bilíngue,

orientada pela Prof. Me. Celi Coimbra

de Moraes

SÃO PAULO

Setembro, 2015

Resumo

Este estudo tem o propósito de melhor compreender a atuação do secretário em seu cotidiano profissional, sobretudo, no que se refere à mudança das suas atividades com a introdução da tecnologia do cotidiano na profissão do secretário, e o que mudou ao longo desse tempo.

 Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a partir do aprimoramento do perfil profissional especialmente da qualificação em nível superior, o secretário vai deixando para trás o caráter operacional e solidificando-se no campo gerencial. Com uma atuação ativa na organização, a profissão vem ampliando o seu campo profissional e seu reconhecimento.

Palavras-chave: Profissão secretarial, Tecnologia na profissão do secretariado.

Sumário

1           INTRODUÇÃO

2           REFERENCIAL TEÓRICO

2.1       A origem e a evolução da profissão

2.2       O crescimento do uso da tecnologia em pequenas empresas

2.3        Análise da relação do profissional de secretariado na era da tecnologia

2.4        A evolução das funções a profissão secretarial

3           METODOLOGIA DE PESQUISA

4          ANÁLISE DE CASO

5           CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS

1. Introdução

As mudanças ocorridas na sociedade e organizações intensificaram o processo de desenvolvimento da profissão. A partir das necessidades empresariais em torno da flexibilidade, inovação e melhoria contínua dos processos, os secretários foram aprimorando o seu perfil e destacando-se nas estruturas organizacionais. Às técnicas foram agregados diversos conceitos, metodologias e o viés estratégico, conquistando assim o caráter gerencial em sua atuação.

O Secretário Executivo, profissional que lida com informação diariamente, ganhou com este avanço tecnológico um aliado para a realização das suas atividades cotidianas.

Ao longo deste trabalho constata-se que o secretário ganhou mais que isso. Essa busca propiciou-lhe não só a capacitação necessária para atuar em inúmeras áreas, como também uma mudança significativa no seu perfil.

O fato é que os profissionais que sabem aproveitar as facilidades das ferramentas tecnológicas têm na TI uma grande aliada para essa evolução pessoal e profissional, que ao longo dos anos vem contribuindo, consideravelmente, na mudança do perfil dos profissionais.

Neste sentido, busca-se, com este estudo, compreender como a tecnologia da informação contribuiu para a mudança no perfil do profissional de secretariado. Tal estudo tem como objetivo geral identificar o impacto do avanço tecnológico nas atividades de rotina do profissional de secretariado para ter uma imagem mais aproximada do quão ela influenciou na mudança do perfil deste e de que forma essa mudança ocorreu.

2.1 A origem e evolução da profissão

Quando se busca na literatura a origem da profissão de secretariado, encontra-se relação direta com a antiguidade e seus povos, juntamente com a evolução cultural e societal do mundo, onde se destacava o escriba, figura intelectual de prestígio na época, respeitado pelo domínio da escrita e que tinha em suas funções rotineiras a incumbência de registrar fatos históricos além de assessorar governantes. O escriba era o intelectual daqueles tempos e, por ser um sujeito pensante, assessorava os dirigentes políticos em suas estratégias de governo e guerra, além de colaborar na perpetuação do conhecimento através da prática da escrita. E, por possuir o saber da escrita, estava inserido em várias áreas, ocupando cargos diversos pelo seu também vasto conhecimento cultural (NONATO JÚNIOR, 2009) Apesar de toda a relevância do escriba e sua atuação na sociedade, a categoria foi enfraquecida pelas melhores condições proporcionadas às pessoas para o campo da escrita, pois com a democratização surgiu a possibilidade do povo ter acesso ao ler e escrever (NONATO JÚNIOR, 2009). A atuação da categoria secretarial, embasada inicialmente pela prática do escriba, atividade de âmbito intelectual, posteriormente é reduzida ao nível técnico e de execução. Além disso, no final do século XIX e início do século XX, com a saída do homem para as guerras e a intensificação da industrialização, houve a necessidade da mão-de-obra feminina. De certa forma, as mulheres assumiram postos de trabalho sem a devida preparação, pois suas atribuições até então estavam ligadas ao cuidado do lar e da família. Assim, nas empresas, as mulheres, na maioria das vezes, foram designadas a tarefas operacionais que não demandavam a capacidade de pensar estrategicamente, apenas executar.

Com a evolução da ciência e dos meios tecnológicos alicerçados pelas transformações mundiais na área social, política e econômica. Também se sabe que houve um salto qualitativo no fazer da assessoria, impulsionando o desenvolvimento e valorização da profissão secretarial. Com o crescimento, a categoria se organizou em entidades no Brasil cuja primeira conquista foi a Lei 6.556/1978, que dispõe sobre a atividade de secretário, posteriormente, em 1985, a Lei 7.377, instituindo a profissão de secretário. A década de 1980 tornou-se um marco histórico para a profissão pelos importantes avanços: enquadramento sindical (1987), sindicatos estaduais (1987), FENASSEC (1988), código de ética (1989), de forma que se chega na década de 1990 com os principais documentos necessários a uma categoria profissional no país. Enquanto isso, as Instituições de Ensino Superior do país passaram a ofertar o Bacharelado em Secretariado Executivo. O primeiro curso foi criado em 1969 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas foi nos anos 1990 que o ensino superior em secretariado se proliferou, juntamente com eventos e produções acadêmicos na área. Atualmente o curso é ofertado em todos os estados brasileiros com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução Nº03/2005 da Câmara da Educação Superior). Com a qualificação dos profissionais e a atuação cada vez mais estratégica e condizente com as necessidades das organizações, a profissão vem desmistificando o viés tecnicista e basicamente operacional. Desde os anos de 1950 percebe-se uma transformação no fazer do secretário, consequentemente, no perfil profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (380.3 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com