TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EMPREENDEDOR: UM AGENTE DE MUDANÇA

Por:   •  16/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EMPREENDEDOR: UM AGENTE DE MUDANÇA, de Katia Denise Moreira, Ana kris dos Santos e Luis Moretto Neto. Pg. 169 a 186. Revista de Gestão e secretariado – GeSec.

Beatriz AP. Gouveia Belentani

 O artigo – Profissional de secretariado empreendedor: um agente de mudança - aborda a evolução da profissão ao longo de sua história desde os primórdios ate os dias atuais, com o avanço tecnológico da informação e a recriação do mundo corporativo, o secretário deve estar atento as mudanças tendo uma postura empreendedora mais não se esquecendo de sua principal função: assessorar. O principal objetivo segundo os autores “[...] refletir a partir da história, formação e busca por aprimoramento do secretário, a possibilidade de atuação desse profissional, na função de agente de mudança do ambiente organizacional, utilizando para tal fim, as práticas do empreendedorismo, no sentido de identificar oportunidades permanentes inovar e mudar sempre.” (p.169)

 O trabalho é estruturado em cinco seções. Na primeira é apresentada uma breve introdução de todo contexto histórico na profissão de secretariado, abordando como o cargo passou a ter novos valores ao longo do tempo e principalmente depois da criação da lei de regulamentação que não era legalizada ate 1980, ressaltando que hoje o secretário deve ser atento a novas mudanças dentro e fora da organização, sempre desenvolvendo o empreendedorismo adequando-se ao profissional o papel de agente de mudanças. Essa introdução trás ao leitor uma visão ampla do campo de atuação do profissional de secretariado executivo e o grande papel que ele passou a ter ao longo da história dentro da organização

 A segunda seção é dividida em dois temas – O profissional de secretariado e empreendedorismo.  No primeiro tema os autores relatam o desenvolvimento da profissão desde a época do escriba, e constatam o auge da profissão com a criação da Federação Nacional de Secretários, contando ainda com o avanço da tecnologia nos recursos de trabalho e informação e a grandes mudanças nas organizações. É abordado o grau de importância do profissional ao longo das épocas e suas características, e claro o cargo de secretário manteve-se sempre elevado desconsiderando apenas a Idade média. O artigo ressalta o ampliamento da profissão, considerando um bom profissional aquele que se manter flexível, atentar a novas mudanças em seu ambiente organizacional.

 É feita uma comparação com o perfil do secretário em passado, presente e futuro o aprimoramento do profissional e as novas competências que a profissão vem ganhando, também são delineados os conhecimentos, habilidades e atitude cruciais para o desempenho do secretário atual. O principal objetivo e mostrar o grande nível em que a profissão encontra-se atualmente. No segundo tema os autores falam sobre o processo de empreendedorismo muito importante para uma boa gestão,que mostra que ser empreendedor hoje faz parte do plano de estratégia de sobrevivência das empresas, e por isso o secretário executivo como forte interlocutor dentro da empresa deve sempre ter caracterizado como um empreendedor.

  Na terceira seção o tema abordado são os procedimentos metodológicos que define o objetivo final do estudo esclarecendo o fim da pesquisa que é aplicar este conhecimento no cotidiano de trabalho do secretário executivo, ou seja, esta direcionada aos profissionais que desejam conhecer melhor sobre a área que atuam e tenham curiosidades, este estudo também estima instigar o intuito de pesquisa tendo em vista que o artigo aborda todo um contexto da profissão e apresenta referencias para pesquisa.  

  Na quarta seção temos a análise e discussão dos resultados apresentando a importância de ser empreendedor e o mérito do profissional hoje e como o mercado se encontra cada vez mais competitivo, sendo assim, o secretário deve sempre se aprimorar. Os autores fazem uma comparação entre processo de empreendedorismo e o secretário empreendedor mostrando como o secretário se comporta e suas características neste processo e também ressaltam a importância de ser um profissional polivalente em seu ambiente de trabalho buscando sempre evoluir, também é feito uma comparação entre o profissional conservador e empreendedor, e ao fim da seção fica claro o papel do secretário sendo definido como um profissional que investe em si, que busca o saber, novas oportunidades e possibilidades dentro do seu âmbito de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com