TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

CARLA LOVERBECK WALTER PEIRETTI – RA 1141861

Campo Grande - MS

2017

[pic 2]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

Trabalho apresentado a Disciplina de Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde, Docente Especialista Mestre Aldo Coelho Silva, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Campo Grande – MS

2017

Descrição da atividade:

        Considere a seguinte situação: João, 35 anos, procurou você como personal trainer por indicação médica. O objetivo de João é “emagrecer”. João é androide, sedentário e, ao ser investigado quanto alimentação, descobriu-se que gosta de doces, massas, toma refrigerante todos os dias e quase não come frutas, legumes e verduras. Na história familiar ninguém é obeso, porém sua mãe é diabética tipo 2. Exame clínico: PA 130/90mm/hg, colesterol total 260mg/dl, LDL 150mg/ml, e HDL 30mg/ml, triglicérides 160mg/ml, glicose 140mg/l. Iniciou os medicamentos a uma semana atrás estando bem adaptado, sem nenhuma intercorrência. Na avaliação física peso 87kg, altura 1,70cm, IMC: 30kg. Obesidade especialmente no tronco, abdome proeminente (circ abd=104 cm). Diante dessa situação, responda as questões a seguir:

1)Quais as prováveis causas de obesidade de João?

        AS prováveis causas de obesidade de João estão relacionadas com seu estilo de vida, pois o mesmo apresenta hábitos alimentares inadequados com consumo em excesso de doces, massas e refrigerantes além de ser um indivíduo sedentário, o que diminui seu gasto energético. Este comportamento observado em João tem como consequência um balanço energético positivo, o que leva a obesidade.

2)Quais os riscos a obesidade de João podem acarretar?

        A obesidade contribui significativamente no desenvolvimento de várias doenças que geram redução na qualidade de vida e diminuição na expectativa da mesma. Entre essas doenças podemos citar as dislipidemia, diabetes tipo 2, hipertensão, doença arterial coronariana, falta de ar, apnéia do sono, osteoartrite, neoplasias, entre outras. A obesidade faz parte então de um grupo de patologias denominadas doenças metabólicas.

3)O que os exames clínicos de João indicam? Justifique.

        Os exames clínicos de João, além da obesidade verificada através do seu IMC que está em 30 são indicativos de diabetes tipo 2, pois sua glicemia de jejum encontra-se em 140mg/dl. Também acusam uma dislipidemia, com o aumento do colesterol total (260mg/dl) quando o normal seria estar abaixo de 200mg/dl, diminuição do HDL que é o colesterol com efeito protetor estando este em 30mg/dl quando o ideal seria estar acima de 40mg/dl, e aumento dos triglicerídeos com níveis de 160mg/dl quando o normal seria estar abaixo de 150mg/dl. A aferição da PA também indica uma tendência à hipertensão uma vez que a mesma apresenta valores de 130/90mm/hg, sendo que o ideal é esta manter-se com níveis inferiores a 130/85mm/hg.

4)Os exercícios físicos trazem alguns benefícios. Quais são os benefícios para este cliente? Quais orientações você fará a ele?

        A prática de exercícios físicos promove vários benefícios na saúde de João como melhora da composição corporal com redução da gordura corporal associado à redução da gordura abdominal e visceral que são as de maiores riscos para as doenças, levando com isso a uma diminuição da massa gorda e aumento da massa magra. O exercício físico também promove benefícios no metabolismo com aumento do gasto energético total e da taxa metabólica basal o que auxilia na perca de peso, promove controle do perfil lipídico com diminuição do colesterol total e triglicérides e aumento do HDL (colesterol bom) prevenindo as doenças cardiovasculares, auxilia na melhora da função intestinal, efeito benéfico no controle da glicemia e por consequência no controle prevenção do diabetes tipo 2, melhora também a regulação hormonal, melhora a função cardiorrespiratória com aumento do VO2Max auxilia no controle da pressão arterial. Também traz benefícios para a saúde osteoarticular em decorrência da redução de peso e ainda benefícios psicossociais (melhora da autoestima, socialização e promoção de bem estar). Para atingir todos esses benefícios com os exercícios físicos o ideal seria orientar o João a praticar um programa de treinamento de média intensidade com pelo menos 150 minutos por semana associando atividades que utilizem metabolismo aeróbio com exercícios contra resistência ou musculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com