TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia

Trabalho Universitário: Dislexia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 15

Dislexia

Suzana Regina Bittencourt Arado

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação da Universidade de Brasilia

Brasília, 08 de dezembro de 2011

Sumário

Introdução 3

1. Apresentação do caso 4

2. Conceituação do tema 4

3. Motivação e dislexia 5

4. Importância da psicologia 6

5. Contexto necessário à aprendizagem 8

6. Inteligências Múltiplas 9

7. Papel do professor e propostas de atuação 9

Considerações Finais 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso concreto relacionado a um transtorno de leitura caracterizado como dislexia e analisar aspectos relacionados às possibilidades do educando no contexto escolar e ao apoio necessário ao seu desenvolvimento.

Inicialmente, será apresentado o caso, objeto de análise e posteriormente efetuada a relação com o embasamento teórico estudado durante o semestre. Para isso serão utilizados como embasamento bibliográfico os seguintes autores: César Cool, Isabel Solé, Álvaro Marchesi, Jesus Palacios, Bzunk, Guy R. Lefrançois, Santos, Xavier e Nunes e Shirahige.

A conceituação do que é dislexia e de aprendizagem será abordado para que sejam expostos os temas relacionados às propostas de atuação dos professores com os alunos disléxicos.

Também será exposto sobre a motivação e sua relação com a dislexia, sobre a psicologia da educação e a questão do desenvolvimento, de acordo com a teoria de destacando os dificultadores apresentados pelos disléxicos nessas diversas fases.

Logo, será apresentada a teoria das inteligências múltiplas e sua direta relação com os disléxicos que desenvolvem parte do cérebro distinta do ser humano que não apresentam esse transtorno. E por fim, serão apresentadas algumas ações práticas a serem adotadas pelos professores para atender aos pressupostos teóricos essenciais à aprendizagem, com foco no disléxico.

1. APRESENTAÇÃO DO CASO

O presente trabalho tem como objeto de estudo um caso concreto de dislexia. A observação foi realizada em uma visita a um orfanato, quando um menino, com aproximadamente 10 anos, informou ser especial. Ele falava a todos que era diferente e por isso ainda não sabia ler nem escrever, nem ia à escola.

Tal fato despertou curiosidade e ao ser dado um caderno de pintura para ele observou-se que pintava muito bem e que reconhecia e falava o nome das cores perfeitamente, tanto que corrigiu um dos visitadores que disse que a cor era marrom e ele disse que não, que era amarelo envelhecido.

O menino se comunicava muito bem oralmente e ficamos intrigados para saber qual era essa dificuldade que não o permitia ler nem escrever. Até que foi pedido que escrevesse seu nome e uma das meninas do orfanato ditou o nome dele, logo, percebeu-se que ele escreveu a maior parte das letras espelhadas, invertidas.

A menina prontamente disse, você escreve tudo errado, e notamos a similitude do caso ao procedimento de disléxicos, devido a forma de escrita. E aproveitamos para abordar que ele era muito inteligente e que ser especial não o impossibilitava de ler nem de escrever. Então ele expos sobre a dificuldade de ir a uma escola especializada pela distancia e que por isso não estava matriculado na rede pública e não estudava, logo, percebeu-se que não tinha oportunidade como as demais crianças de aprender e se desenvolver.

Tal realidade despertou interesse sobre o tema e ocasionou estudos específicos sobre a dislexia tanto no âmbito psicológico quanto educacional. No presente trabalho serão abordados conceitos teóricos relacionados à dificuldade do disléxico e como os professores podem auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo desse aluno que é um sujeito ativo em seu processo de aprendizagem e deve ser motivado a estudar e se desenvolver.

2. CONCEITUAÇÃO DO TEMA

Primeiramente, é importante considerar o fato de que a dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.

A palavra dislexia, deriva do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem) e relaciona-se à falta de habilidade na linguagem refletida na leitura. Em 2003, o Annals of Dyslexia, elaborado pela IDA, propôs uma nova definição: “Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.” Tal definição contou com a participação de vários profissionais, entre eles: Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinenere Éden, Jack Fletcher, Jeffrey Gilger, Robin Moris, Harley Tomey e Thomas Viall. Logo, conclui-se que pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias, conforme consta do site da Associação Nacional de Dislexia.

Com relação à conceituação de aprendizagem, devido sua complexidade utiliza-se o exposto por LEFRANÇOIS, que expõe que aprendizagem relaciona-se a toda mudança relativamente permanente no potencial de comportamento, que resulta da experiência, mas não é causada por maturação, drogas, lesões ou doenças. A aprendizagem ocorre em decorrência da experiência.

3. MOTIVAÇÃO E DISLEXIA

Um aspecto a ser considerado na aprendizagem é a motivação, essencial em todos os aspectos para que o aluno aprenda de forma significativa. Desse modo, no caso dos disléxicos é um fator relevante pois há uma dificuldade a ser superada que depende muito da motivação do aluno.

O texto “O desafio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com