TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia

Monografias: Dislexia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DA DISLEXIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSE ALVES ARAUJO.

1 JUSTIFICATIVA

Este tema foi escolhido, por se tratar de crianças com necessidades especiais – a dislexia, e perceber mais de perto porque elas procuram de alguma forma chamar a atenção de quem esteja ao seu redor e ao mesmo tempo demonstram viver num mundo de exclusão, apáticas e reservadas.

A dislexia é a incapacidade parcial de a criança ler compreender o que se lê, apesar da inteligência normal, audição ou visão normal e de serem oriundas de lares adequados, isto é, que não passem privação de ordem doméstica ou cultural. Encontram-se disléxicos em famílias ricas e pobres.

Estima-se que, no Brasil, cerca de quinze milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. As necessidades especiais podem ser de diversos tipos: mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas. Desse universo, acredita-se que, pelo menos, noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada á linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. Entre elas, a dislexia é a de maior incidência e merece toda atenção por parte dos gestores, da política educacional, pois segundo a ABD (Associação Brasileira de Dislexia) de 10 a 15% da população brasileira sofre com o distúrbio de aprendizagem. Por isso, os educadores devem ficar atentos com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem.

Definida como um transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, segundo a ABD, a dislexia é um distúrbio de maior incidência nas salas de aula no mundo todo, muitas vezes confundida como resultado de uma má alfabetização, desatenção ou falta de motivação pode comprometer a fase adulta da criança. É diagnosticada geralmente no ingresso da criança na escola, aos seis ou sete anos de idade, quando os sintomas são facilmente notados.

Pretende-se com este projeto saber como anda a informação dos docentes, como eles trabalham com o portador do distúrbio de dislexia e aos disléxicos para saber como é o tratamento deles em sala de aula e na sociedade de forma geral.

2 OBJETIVOS:

2.1 GERAL

Identificar as características e as dificuldades de tríade (comunicação, interação social e uso da imaginação) das crianças com necessidades especiais que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízo no relacionamento social, analisando o impacto na evolução da aprendizagem em alunos com dislexia na escola Municipal Jose Alves Araujo.

2.2ESPECÍFICOS

Identificar mediante a observação da prática escolar a dislexia em crianças nos anos iniciais.

Analisar as alterações do comportamento adaptativo que prejudicam o aprendizado da criança dislexia e seu relacionamento social.

Verificar o desempenho escolar das crianças com necessidades educacionais – a dislexia, por meio das atividades desenvolvidas.

3 PROBLEMA

Como identificar uma criança com necessidades educacionais especiais, em especial a dislexia, nos anos iniciais da escola Jose Alves Araujo?

3.1 QUESTÕES NORTEADORAS

Como o educador identifica uma criança disléxica?

Como é o relacionamento do disléxico no ambiente escolar e na vida familiar?

Que metodologia o professor utiliza para a aprendizagem do aluno ou aluna com dislexia?

4 METODOLOGIA

Procura-se nesta pesquisa demonstrar os procedimentos a serem adotados para crianças com dificuldades na leitura e a didática aconselhada para esse distúrbio, facilitando assim o trabalho do professor com as crianças disléxicas e melhorando o entendimento das mesmas para que juntos escola x professor x aluno consigam montar estratégias, para que alcancem um melhor percurso e êxito em sua vida escolar metodologia)

A metodologia foi baseada na pesquisa descritiva. Apreendendo-se a problema da dislexia e baseando-se em DAVIS (2004) e outros autores como propostos no referencial teórico. Autores que falam do assunto em seus livros. Pretendeu-se discutir e refletir sobre o tema proposto na presente monografia.(metodologia)

O problema foi formulando por meio de investigação bibliográfica realizada em leituras críticas sobre o tema que salientou realizar a pesquisa de campo para comprovar cientificamente quantos alunos disléxicos estão dentro das escolas sem o tratamento adequado, esta pesquisa envolverá professores, alunos e disléxicos. A coleta de dados será normal. Reveja esse parágrafo que está confuso após organização leve também para a metodologia

O discurso monográfico será feito através de uma pesquisa de campo, analisando o problema da dislexia na escola Municipal Jose Alves Araujo no bairro Vila Eduardo, na cidade de Petrolina-PE. Serão entrevistados alguns professores e disléxicos.

A pesquisa de campo será aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca do distúrbio de aprendizagem, a dislexia, para o qual se procura uma resposta, ou questões norteadoras que se queira comprovar, ou ainda descobrir novos métodos para trabalhar. metodologia)

A entrevista exige a presença do pesquisador a fim de obter dos sujeitos as informações importantes para responder ao problema tendo a vantagem de envolver uma relação pessoal entre pesquisador e sujeito, esta pesquisa foi entre professores e disléxicos o que facilitou o esclarecimento dos pontos nebulosos. metodologia)

4 REFERÊNCIAL TEÓRICO

No âmbito das instituições da Educação Básica, no Brasil, relatos de professores, especialmente os de língua materna e estrangeira, registram situações em que crianças, aparentemente brilhantes e muito inteligentes, não podem ler escrever nem têm boa ortografia para a idade. Nos exames vestibulares, as comissões executivas descrevem casos "bizarros" (às vezes, motivo de chacotas) em que candidatos apresentam baixo nível de compreensão leitora ou a ortografia ainda é fonética (baseada na fala) e inconstante.

Assim, urge a realização de testes de leitura nas escolas públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com