TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição Sazonal Dos Totais Precipitados Médios Mensais

Monografias: Distribuição Sazonal Dos Totais Precipitados Médios Mensais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As características básicas da chuva se resumem em:

- Duração que é o período de tempo no qual a chuva cai, medida geralmente em minutos ou horas.

- Altura que é a espessura media da lâmina de água que cobre a região atingida, sua unidade de medida é o milímetro, um milímetro de chuva corresponde a 1 litro de água distribuído em um metro quadrado.

- Intensidade que é a altura precipitada dividida pela duração da chuva, é expressa normalmente em mm/hora.

- Frequência é a quantidade de ocorrências iguais aos eventos de chuvas consideradas. Chuvas muito intensas tem frequência baixa, ou seja, ocorrem raramente. Já as chuvas pouco intensas são mais comuns.

Existem dois métodos para avaliar a quantidade de chuva, o pluviométrico e o pluviógrafo. O pluviométrico faz as leituras manualmente, por um observador, uma vez por dia com um intervalo de tempo fixo. O pluviógrafo é um equipamento mecânico que faz o registro da chuva de forma automática e continuamente ao longo do tempo.

A partir de dados sobre índices pluviométricos é possível estudar as estações, épocas e anos chuvosos, no nosso caso esses dados serão importantes para poder mensurar obras de infraestrutura hídrica, ou determinar a melhor época do ano para execução de uma obra.

OBJETIVO

Com base nos dados anotados mês a mês durante um intervalo de trinta e quatro anos, a partir de índices históricos de precipitações, foi feito dois gráficos para facilitar a interpretação das informações obtidas.

A analise será feita com o objetivo de identificar os períodos chuvosos de cada ano e os meses mais secos, os anos com maior e menor nível de precipitação e os períodos anuais com maiores índices pluviométricos.

METODOLOGIA

Com o auxilio de dois aparelhos diferentes, pluviômetro e pluviógrafo, pode se obter dados sobre as precipitações em uma determinada bacia hidrográfica.

Pluviômetro é um equipamento manual para a coleta de informação sobre o nível de água precipitada, sendo que precisa de um observador para medir e anotar o total precipitado, a ineficiência em relação a este aparelho está em saber o tempo e a quantidade precipitada em cada hora durante a ocorrência da chuva.

Pluviógrafo é um equipamento eletromecânico, com ele é possível saber a duração e intensidade de cada chuva, o mesmo não precisa de um observador, pois os dados ficam gravados no interior do aparelho, e depois são levados para a análise e criação do banco de dados.

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS

Com o auxílio de softwares, são desenvolvidas planilhas para organização de dados, com isso criando uma grande base, pois, quanto mais dados mais precisa será as informações obtidas a partir da sua análise.

Estes mesmos dados devem ser organizados e trabalhados para dar as informações que necessitamos, como média precipitada mês à mês e ano à ano. Para a identificação dos períodos e anos mais chuvosos, níveis máximos e mínimos de águas precipitadas.

Depois de organizador os dados, com a ajuda do Excel foi desenhado dois gráficos, o de distribuição sazonal dos totais precipitados médios mensais e o distribuição dos totais precipitados anuais.

GRÁFICOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com