TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição de Tamanho de Esferas

Seminário: Distribuição de Tamanho de Esferas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

MOINHOS DE BOLAS

Distribuição de Tamanho de Esferas

As bolas moem por fricção. Por isso devemos selecionar diferentes tamanhos de bolas, para conseguir um maior rendimento da moagem.

Umas serão de tamanho maior e atuarão preferentemente na ruptura do material enquanto que outras de menos tamanho terão maior eficiência na obtenção de partículas menores.

Em geral, é aconselhável compor o carregamento inicial do moinho com três diâmetros diferentes de esferas. No entanto, ocorrem casos em que é necessário intervir com mudanças sensíveis nas porcentagens dos diâmetros ou situações nas quais a carga deve ser constituída por dois ou quatro diâmetros. O que determina a adoção de uma ou outra solução será sempre a correlação da granulometria de partida, a dureza do material a ser moído e a viscosidade da barbotina, levando-se em conta as dimensões e os tipos de moinhos empregados.

O volume aparente ocupado pelas bolas deverá ser de 55% do volume útil do moinho. Deve-se levar em conta que somente 60% (aproximadamente) deste volume estará ocupado por bolas e o restante será espaço vazio entre elas.

Quantidade do Meio de Moagem

Para se ter uma maior eficiência de moagem, a quantidade de esferas deve ocupar de 35 a 55% do volume útil. Considerando-se que o volume real ocupado pelo meio de moagem é, em média, 60% do seu volume aparente, a quantidade do meio de moagem a ser colocada no moinho pode ser calculada com a fórmula:

Q = Quantidade do meio de moagem [Kg];

Vu = Volume útil do moinho [l];

d = densidade do meio de moagem [g/cm³];

p = % de ocupação aparente do meio de moagem

Para se manter a moagem sempre eficiente, recomenda-se fazer reposições periódicas de esferas em função do seu desgaste, sempre pelo maior diâmetro em uso.

Quantidade de Produto à Moer

Não existe uma regra geral sobre a quantidade ótima de produto à moer e sim indicações gerais.

O material à moer será tal que a barbotina formada cubra ligeiramente as bolas.

Uma quantidade menor deixaria as bolas fora da barbotina sofrendo um desgaste desnecessário. Um excesso de material retardará demasiadamente o tempo de moagem.

Em geral o conteúdo máximo de barbotina deve ser tal que deixe livre 25% do volume útil do moinho.

Recomenda-se que a quantidade de material a ser moído deva ocupar de 20 a 45% do volume útil do moinho, com o nível do meio de moagem ocupando 50% do volume. Considerando que o volume real ocupado pelo meio de moagem é, em média, 60% do seu volume aparente e que, conseqüentemente, o volume de espaços vazios equivale, em média, a 40%, a quantidade mínima de material deve ser = p . 0,40; onde p = % de ocupação aparente do meio de moagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com