TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disturbios Digestivos associados à profissão de cabeleireiro

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]


Técnicas de coloração: coloração – tipos de colorantes e tipos de coloração


Módulo 3598/01[pic 2]


ÍNDICE

                                                                                                Página

Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3

A cor do cabelo ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4

Origem dos colorantes -------------------------------------------------------------------------------------------------- 4

Características naturais e corantes de síntese ------------------------------------------------------------------------ 5

Tipos de coloração ------------------------------------------------------------------------------------------------------ 6

Funções dos principais produtos de coloração ------------------------------------------------------------------------- 6

Riscos para a saúde/Medidas preventivas ----------------------------------------------------------------------------- 7

             INTRODUÇÃO

          Uma forte tendência mundial em produtos para cuidados dos cabelos é a utilização cada vez mais frequente de produtos colorantes, que tem direcionado ao avanço da tecnologia cosmética aplicada a diferentes sistemas de colorações para os cabelos. O consumidor tem ao seu alcance uma grande variedade de produtos, pois a todo o momento surgem novidades acerca deste tema.

A COR DO CABELO

          Dois principais tipos de pigmentos produzem a ampla gama de cores nos fios de cabelo dos mamíferos: as eumelaninas (preta e castanha), caracteristicamente insolúveis, e as feomelaninas, solúveis e que variam da cor amarela até castanho avermelhado. Estes dois grupos de pigmentos são produzidos, sob controlo genético, em melanócitos na camada basal da raiz dos cabelos. Os grânulos de melanina são transferidos para os queratinócitos circundantes à medida que migram da matriz para a haste do cabelo.

• EUMELANINAS: pigmentos granulosos, cuja cor varia do preto até ao vermelho escuro, logo é responsável palas cores escuras de cabelo.

• FEOMELANINAS: pigmentos difusos, variam do vermelho intenso ao amarelo pálido e são responsáveis pelas cores claras.

ORIGEM DOS COLORANTES

         

          Tingir os cabelos é uma arte antiga, que remonta aos tempos dos faraós. Há mais de três mil anos os egípcios foram os primeiros a desenvolver a técnica de tintura de tecidos e de cabelos, utilizando inúmeros corantes que extraíam da matéria animal e vegetal. Estes mesmos corantes foram utilizados por muitas civilizações no decorrer dos séculos, e mesmo até nos dias atuais. Estão ainda ligados à Antiguidade que mesmo o som dos seus nomes originais como “Camomila”, “Henna” e “Indigo” (somente para citar alguns) transmitem uma aura de magia e mistério.

          Até o último terço do século XIX, a coloração capilar era feita através de mistura de plantas e compostos metálicos muito embora a primeira tintura orgânica sintética o “Pirogalol” (Trihidroxibenzeno) ter sido observado pela primeira vez pôr Scheele em 1786, somente foi isolado e identificado por Bracconot em 1832.

CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CORANTES DE SÍNTESE

Corantes Vegetais (Corantes Diretos)

         

         Este tipo de corante penetra apenas na superfície do cabelo e transparece através da cutícula. A vantagem da coloração com este tipo de corante é que não provoca alergia. São denominados de corantes diretos porque contêm o pigmento que origina a cor e a única coisa que fazem é fixar o pigmento sobre a fibra capilar, sem penetrar no interior do cabelo, aderem apenas à superfície, devido ao seu peso molecular. A fixação do pigmento vegetal é “ajudada” muitas vezes por substâncias “mordentes” que as plantas possuem. Em muitas ocasiões estes corantes são incorporados nos sintéticos.

          As tintas vegetais são constituídas por extratos vegetais (hena e anil) sobre um fundo de coloração orgânica.

Hena natural: é um arbustro cultivado nos países da Ásia e da África, cujo pó das folhas é diluído com água quente e a mistura resultante aplicada no cabelo durante 30 a 40 minutos. A tinta é sólida e resiste à lavagem e decapagem.

Hena neutra: possui um poder colorante menor. É usada em nuances douradas e acobreadas.

Hena composta: formulada a partir de sais metálicos. Atualmente não são utilizadas devido à sua origem.

Índigo: o pigmento destas folhas dá a tonalidade azul escura com reflexos violino ou avermelhados.

Camomila: utilizada para dar efeitos loiros.

A mistura do pó das folhas da Hena e do Indigueiro dão colorações de cor preto-azulado.

Corantes Orgânicos de Síntese (Corantes Indiretos)
Possuem mais vantagens relativamente aos corantes vegetais pois são de aplicação simples e rápida. Os corantes são compostos orgânicos obtidos em laboratório através de um conjunto de reações químicas. São utilizados nos três tipos de coloração que existem e por serem constituídos pelo Paratolueno de Diamina, deve ser feito previamente um teste de sensibilidade.

TIPOS DE COLORAÇÃO

        A coloração é a técnica que consiste em alterar a cor natural ou artificial do cabelo. Consoante a sua eficiência e duração é necessário distinguir três tipos diferentes:

- Coloração temporária (ou instantânea)

        Dura apenas alguns dias ou no máximo até duas lavagens. Permite obter uma leve modificação da cor natural ou artificial proporcionando mais brilho e reflexos afim de um embelezamento passageiro dos cabelos. É um produto único, não havendo mistura de nenhum outro.

O produto é somente depositado na cutícula. Os pigmentos naturais do cabelo não sofrem qualquer transformação.

- Coloração semipermanente (ou tom sobre tom)

         São reflexos que se juntam à cor natural do cabelo permitindo uma leve alteração da cor e dos reflexos, cobertura dos cabelos brancos nos tons naturais e permite dar reflexos aos cabelos brancos. É uma coloração que dura entre 4 a 6 semanas e com as lavagens vai-se atenuando, desvanecendo. Quando isso acontece o cabelo fica novamente com a sua cor natural por ser uma coloração com uma fraca oxidação (pois é utilizado um revelador, que é um oxidante baixo dos 10V).

- Coloração permanente (ou por oxidação)

          Este tipo de coloração permite obter uma transformação visível e duradoura da cor do cabelo com a finalidade de modificar a cor natural e/ou tapar brancas. Os pigmentos naturais são oxidados e por isso o cabelo nunca mais voltará à sua cor natural. Os corantes utilizados têm uma forte afinidade com a queratina e penetram no interior da fibra capilar. Existe mistura de uma parte colorante e de uma parte oxidante, sendo as dosagens consoante cada fabricante, mas por norma 1+1 ou 1+1,5.

FUNÇÕES DOS PRINCIPAIS PRODUTOS DA COLORAÇÃO

Agente alcalino (Base): proporciona o meio alcalino necessário para que o oxidante atue facilitando assim a decomposição da água oxigenada para libertação de oxigénio e facilita a penetração dos corantes fazendo inchar a haste capilar abrindo assim as escamas do cabelo.

Agente oxidante (água oxigenada): liberta o oxigénio que simultaneamente oxida os percursores da cor e transforma-os em colorantes e oxida a pigmentação natural do cabelo.

RISCOS PARA A SAÚDE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com