TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERFACE ENTRE: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensaios: A INTERFACE ENTRE: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 13

A INTERFACE ENTRE: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Em uma sociedade dinâmica, onde as estruturas familiares estão em constantes mudanças, percebemos que a família tem uma grande influência na vida escolar das crianças, e que as relações entre a família e a escola estão de certa forma, conturbadas devido à ausência, de grande parte dos pais, no cotidiano escolar. A escola faz parte da vida cotidiana de cada família com seu filho em idade escolar, e a família, por sua vez, participa e interfere nesse processo, pois tem o papel de apoio e responsabilidade quanto à frequência e à participação da criança nas atividades escolares. Para que a sociedade brasileira possa contar com cidadãos formados por uma instituição pública ou particular é preciso que a escola trabalhe em parceria com a comunidade, mantenha estreita ligação com a família. Na educação um dos seus principais elementos é a relação da família-escola porque através dela é possível encontrar alternativas que auxiliem na resolução dos problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem, pois sua característica é fortalecer as responsabilidades.

Palavras-chave: Educação Infantil. Escola. Família. Comunidade.

1 INTRODUÇÃO

Não se pode adquirir qualquer desenvolvimento dos alunos no âmbito escolar se não houver diálogo com as suas famílias. Para que a sociedade brasileira possa contar com cidadãos formados por uma instituição pública ou particular é preciso que a escola trabalhe em parceria com a comunidade, mantenha estreita ligação com a família, discuta seus problemas e objetivos, trace, em conjunto, estratégias capazes de tornar o ensino e a instituição referenciais e diferenciais na relação escola-comunidade.

A família é a base do desenvolvimento do ser humano. A escola é a base de aquisição de conhecimento e da formação do aluno. Acompanhar a criança no ambiente escolar é uma das atribuições da família, pois o aluno é o elo que integra e interliga o professor, a escola e a família. A relação entre essas duas instituições sociais representa o meio de proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa e estabelecer as bases para sua construção na Educação Infantil

A pesquisa aplicada quanto aos objetivos consiste em pesquisa descritiva por buscar mais informações e dados sobre a arte e o artesanato no Brasil. É também uma pesquisa do tipo bibliográfica porque se desenvolve embasada em material já elaborado, constituído por de livros e artigos científicos. O objetivo geral buscou verificar a importância da relação escola, família e comunidade e que ações podem ser desenvolvidas para promover o seu fortalecimento.

2 ESCOLA

Quando passa a ter acesso à escola, a criança já possui experiências de aprendizagens que são ignoradas pelo professor. A criança, mesmo não reconhecendo os símbolos do alfabeto, já "lê" o seu meio, estabelecendo relações entre significante e significado. Para Nadal (2005, p.24) a sala de aula como um espaço de comunicação onde o processo de ensino se materializa em situações didáticas, as atividades, planejadas, preparadas e orientadas os alunos aos objetivos de ensino que permitem a interação o professor-o aluno, professor-classe, um aluno-o colega,alunos entre si e entre todos eles e o conhecimento”.

A inserção da criança no universo da escola implica que ela vai ampliar sua esfera de relação, conhecer e ter contato com outras crianças e, principalmente, vai compartilhar experiências e estabelecer relações com pessoas que são de fora da sua família.

2.1 FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA DOS FILHOS

A partir de suas pesquisas acerca da importância da relação escola-família na Educação Infantil e no processo de aprendizagem das crianças, Fontao (2000) aponta três formas que considera essenciais para estabelecer e manter a relações entre pais e professores:

a) Tutorial: busca eliminar ou diminuir conflitos entre pais e professores principalmente apresentando de modo natural as diferenças entre as funções de cada um com base em nos seguintes pressupostos: os pais delegam à escola a responsabilidade de educar os seus filhos; os professores aceitam esta delegação de responsabilidade; os pais preocupam-se com os resultados educativos.

b) Colaborativa: permite que mais pais se envolvam no processo e busca um currículo mais conciso ao incorporar os pontos de vista, valores, conhecimentos das famílias representadas na escola: observando a continuidade da aprendizagem entre a casa/instituição de ensino visando o desenvolvimento da personalidade, o aumento da motivação, entusiasmo e maturidade das crianças ao longo de suas aprendizagens, disposição de mais recursos humanos e materiais que possibilitem a realização de um trabalho educativo mais eficiente e eficaz.

c) Coparticipativa: enfatiza a comunicação bidirecional, a força e apoio dos pais e à resolução de problemas a partir de um trabalho conjunto com os professores, tem como pressupostos: a reflexão sobre a própria atividade educativa (descobrir novos papéis, práticas, relações e atitudes que permitam melhorar a realidade escolar) e a colaboração entre pais e professores (esses grupos não podem trabalhar em separado).

Para desenvolver uma visão de mudança é preciso reconhecer que há diferentes maneiras de envolver os pais na educação dos seus filhos. Intervir significa tomar parte e não simplesmente exigir, controlar, protestar.

3 A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Há várias formas dos pais participarem do processo de ensino-aprendizagem de seus filhos na escola, principalmente na Educação Infantil, primeira etapa escolas na vida da criança. Na avaliação de Sá (2000), a participação dos pais junto à instituição escolar abrange um leque amplo de formas de inserção e o peso dessa participação é o mesmo em relação aos cuidados com os filhos.

A participação dos pais na Educação Infantil, etapa em que a criança passa a fazer parte da comunidade escolar, é fundamental na adaptação e aceitação da criança no contexto educativo. De acordo com Silva (2003), essa participação permite à criança, ao chegar à escola seguir uma trajetória mais positiva, efetiva e se expressa na transferência de autoconfiança à criança e estabelecendo alianças e parcerias com o professor.

Na vida escolar, os professores apontam a importância da participação da família para o processo ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com