TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Ensaios: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRISCILLA ALMEIDA SILVA

ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL

ARAPIRACA

2013

PRISCILLA ALMEIDA SILVA

ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas .Sociedade Educação e cultura,E Educação e Inclusão, Libras e Seminário I.

Prof. Okçana Batini, Giane Albiezzetti, Edlaine Vagula,

Sandra Cristina Malzinotti Vedoato, Fábio Luiz da Silva

Arapiraca

2013

1 INTRODUÇÃO

A diversidade cultural é preeminente no atual contexto na educação, que luta pelo respeito às diferenças, buscando romper com os estoros pelos quais a educação vem passando. Na realização de uma prática escolar inclusiva deve-se considerar os sujeitos historicamente constituídos como serem capazes de transformação e com direito de participar do processo de construção do mundo.

Hoje há uma urgência que se faz necessária a educação para todos, é preciso compreender que a construção do conhecimento se faz de forma mais dinâmica, em ambientes heterogênio é importante que essas diferenças de gêneros, etnias, religiosa e outras venham ser consideradas como fatores desencandeantesn de um novo momento onde as mudanças se estabeleçam para fazer um coletivo diferenciadoe, consequetemente,para a busca de metedeologias que atendam a todos os alunos.

A escola de hoje precisa encontrar seu caminho para a diversidade, enturmando as crianças no mundo das diferenças, preparando-os para ser veradeiros cidadãos. Na sala de aula há alunos de diversas culturas, o que requer do professor um olhar diferenciado para seu planejamento, bem como para o currículo escolar, através de adaptações aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sala de aula. Também é importante saber a história dos alunos para que o conteúdo a ser estudado esteja de acordo com seus interesses e realidade.

A inclusão social é um trabalho que precisa ser feito em grupo com o apoio de todos, é preciso que haja um ambiente harmonioso formador de alunos críticos e solidários, ativos e criativos, capazes de ver o mundo consciente de seu papel como homem entre os seres vivos e o meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil é o país da diversidade cultiral e a instituição escolar é responsável por acolher a diversidade e contruir sua história acolhendo-a na unidade.

Atualmente a politica educacional brasileira inclui em seus objetivos a inclusão no esino regular, a aceitação é um passo primordialno processo de inclusão do aluno com NEE, porque é nessa conscientização que o desenvolvimento dessev sujeito vai acontecer.

A escola recebe uma demanda de diferentes grupos étnicos, uma variedade de cultura e deve assumir a perspectiva inclusiva. A escola deve olhar o ser humano como ele é e buscar desenvolver competência e propor conteúdos com experiências vividas pelos alunos, para que atribuam significados aos conteúdos, tendo participação ativa nesse processo.

A escola precisa adaptar-se para receber o aluno de inclusão é importante que o professor conheça bem o aluno e reconheça o que ele sabe, qual a forma como aprender, é bom que envolva a famíla, outros professores e funcioários da escola além de colegas de classe.

Ao pensar em projeto pedagógico é necessário que o corpo docente seja acrescido de um programa de capacitação e aprimorameto profissional, é indispensável ter maturiadade suficiente para lidar com as frustações, pois existe a probabilidade de insucesso, mas também a coragem vai ajudar a enfretar os medos, pois a probabilidade maior é para o sucesso.

As aulas deve ser direcionadas ao potencial do aluno, enxergando o avanço na autonomia e no cohecimento. Trabalhar com atividade concretas, práticas e relativas a jogos, trará beefícios aos alunos da inclusão como a todos os outros alunos da classe.

É bom que o educador desenvolva projeto baseado na autoidentificação, engrandeça o uso social da língua e use ilustrações e fichas de leitura, também é importante a inclusão de músicas, leituras com enotação apropriada, bricadeiras orais e assim possa também trazer a realidade de cada aluno ajudando-o a vencer os desafios em um aprendizado mútuo.

É necessário incluir um planejamento participativo,o que não é fácil,mas tendo conhecimento dos obstáculos haverá consciência da responsabilidade com interação e motivação,é um grande desafio mas é preciso, mostrar que para nós seres humanos não pode ser aplicada a palavra raça no plural.Existe apenas a raça humana,não existe nada analisado geneticamente que diferencie as pessoas de cores diferentes, independente de sua religião, sexo, classe social ou cor da pele, somos biologicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com