TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Exames: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  3.720 Palavras (15 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de analisar as políticas educacionais, compreendendo a organização histórica, legal e curricular na educação, vivenciei mais um período de estágio. Visando articular teoria x prática e, assim, me aproximar do contexto em que me proponho a atuar futuramente, no cenário educacional brasileiro, como pedagogo. Estando ciente de que o estágio tem como objetivo:

• Vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola de Ensino Médio.

• Elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir do diagnóstico da realidade educacional.

• Construir formas de atuação, com vistas à melhoria da educação.

• Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente.

O período de estágio compreendeu a etapa da observação, onde a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa utilizando a técnica de observação participante. A observação participante tem origem na antropologia e na sociologia e é, geralmente, utilizada na pesquisa qualitativa para coleta de dados em situações em que as pessoas se encontram desenvolvendo atividades em seus cenários naturais, permitindo examinar a realidade social (HOLLAWAY & WHEELER, 1996 apud LIMA et al, 1999)

2. A ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado de Nível Médio foi realizado na Escola Estadual Vital Brasil situada à rua Euzébio, sem número, no bairro Tribobó, CEP 24.750-000 localizada na cidade de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (21 ) 3605.9903.

A escola oferta atendimento nos anos iniciais do ensino fundamental até o Ensino Médio.

A instituição atende um total de 720 alunos, desse total 12 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 04 de novembro de 2013 a 02 de dezembro de 2013, sendo observada a turma 301, em suas aulas de Sociologia.

2.1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A Escola configura-se como a instância que, erigida pela sociedade, se incumbe de garantir que as novas gerações tenham acesso ao legado cultural da humanidade.

É um espaço geográfico e histórico onde a educação se dá de forma intencional, estruturada, sistematizada e explícita. Nela, o conhecimento é assimilado, apropriado e construído ativamente, revestindo-se de criticidade e inovação, colaborando para o avanço cultural e atendendo às novas necessidades do ser humano.

Nesse contexto, todos os integrantes e também a própria E.E. Vital Brasil se transformam conforme as inquietações, as percepções, as mediações e as superações que ocorrem a todo momento.

Afinal, a educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Esta última finalidade deve ser desenvolvida de maneira precípua pelo ensino médio, uma vez que entre as suas finalidades específicas incluem-se “a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando”, a serem desenvolvidas por um currículo, que destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

2.2. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Analisando todo o contexto deste estágio de docência, chego à conclusão que foi tudo muito enriquecedor para minha formação. No primeiro momento percebi a necessidade de freqüentes trocas do docente junto aos discentes quanto ao ensino desta disciplina acompanhada: Sociologia.

Com efeito, nas primeiras décadas do século XX, as elites dirigentes consideravam que a Sociologia era conhecimento científico essencial para a inserção do país no capitalismo mundial. Na época, era tida como uma espécie de técnica de racionalização do comportamento social, sob a inspiração do pensamento positivista.

Todavia, em um contexto de radicalização das lutas sociais nas décadas de 1920 e 1930, a Sociologia passa a ser vista pelas camadas dominantes como possível arma teórica de crítica social. Observe-se que ela se distancia das escolas nos períodos marcados por regimes autoritários e ditatoriais, como o Estado Novo (1937-1945) e a ditadura militar (1964-1985). Em contrapartida, a luta pela incorporação da disciplina como obrigatória nos currículos das escolas se dá em momentos de intensa mudança na vida social e de tentativas de construção de um processo democrático no país.

Nas escolas, essa trajetória descontínua da Sociologia no ensino médio e sua frágil tradição pedagógica ocasionam, freqüentemente, um desconhecimento das finalidades educativas da disciplina e a desvalorização de suas potencialidades formativas. Algumas respostas de estudantes de escolas da rede estadual de ensino da Grande Florianópolis à pergunta sobre o que pensam a respeito da disciplina de

Sociologia, em questionário aplicado em sala de aula, são exemplares:

"A Sociologia tenta ensinar coisas óbvias, que já sabemos" (E.E. Vital Brasil, turma 301).

"Sem noção, pois cada um tem sua Sociologia, de forma que é impossível chegar a um acordo" (E.E. Vital Brasil, turma 301).

Ao iniciar seu trabalho pedagógico com a disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com