TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Artigos Científicos: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

A Diversidade Cultural no Brasil apresenta-se de forma muito peculiar dada à sua riqueza, fruto da mistura de vários povos (índios, negros, portugueses, japoneses, holandeses, italianos, espanhóis, turcos, etc.) que ajudaram a construir este país.

Ao fazermos um recorte e situarmos a Diversidade Cultural no âmbito escolar, o fazemos reconhecendo como esse espaço é um grande canal de vivência de valores, permeado de diversas formas de se viver, onde muitas “culturas” se encontram, e sendo assim traz possibilidades inúmeras para trabalharmos conceitos importantíssimos para o convívio saudável em sociedade, tais como, respeito mútuo, ética, liberdade, solidariedade.

Vejamos agora cinco propostas de como valorizar as diferenças culturais no espaço escolar:

Cultura Africana

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.

Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.

Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:

- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;

- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;

- A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê.

Uma boa data para comemorarmos a Cultura Africana dentro da Escola é no Dia da Consciência Negra em 20 de Novembro.

Em 9 de Janeiro de 2003, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 10.639, uma afirmativa que torna obrigatória a inclusão de ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares da educação básica.

Folclore

O folclore brasileiro é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

CANTO DO FOLCLORE

(RITMO DA MÚSICA ASA BRANCA)

VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?

VOU LHE DAR EXPLICAÇÃO

É TUDO AQUILO, QUE VEM DO POVO

QUE NASCE LIVRE NO CORAÇÃO.

TEM A LENDA DA MÃE D'ÁGUA

TEM A HISTÓRIA DO SACI

DO CURUPIRA, VITÓRIA RÉGIA

DO CAIPORA, CURUPARI.

TEM CANTIGA DE CRIANÇA

TEM MODINHA, TEM LUNDU

TEM MUITO SAMBA, BAIÃO E FREVO

CATERETÊ, MARACATU.

TEM DITADOS POPULARES

MOSTRAM O QUE O POVO SENTE

QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.

MINHA TERRA TEM DE TUDO

TEM ANGU, TEM MUNGUNZÁ

TEM CARNE SECA, TEM RAPADURA

TEM CARURU, TEM VATAPÁ.

TUDO ISSO PODES CRER

FOI DO POVO QUE SAIU

É DO FOLCLORE, DA NOSSA GENTE

DA GENTE BOA, DO MEU BRASIL!

Religião

Abordar o tema religião na escola é uma forma não só de interagir com alunos, é também promover um debate sobre o tema, possibilitando olhares complementares e criticas entre divulgação religiosa com a abordagem necessária do âmbito do estudo.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, que não tem religião oficial e onde o sincretismo impera há séculos, abordar o tema nas salas de aula não é tarefa fácil. Muitos acreditam que a instituição de ensino não é o lugar mais apropriado para falar de Deus, justamente para respeitar a crença particular de cada criança e família, mas há quem defenda a prática, pois a disciplina seria importante para a formação dos alunos.

Bullying

É um comportamento agressivo com a intenção de prejudicar, machucar as pessoas. Ele se caracteriza de várias maneiras:

Vai de uma agressão física até uma agressão verbal. É uma atitude que vem de dentro pra fora, ela começa através de uma simples brincadeira, que a outra pessoa pode não receber como uma brincadeira, e é ai que começa o bullying. Geralmente ela ocorre sem nenhum motivo evidente e são exercidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com