TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Pesquisas Acadêmicas: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

.

É nessa apresentação da Diversidade Cultural que a escola entra demonstrando as diferenças existentes e promovendo Mas a tendência à generalização muitas vezes tem origem no nosso processo de socialização, e interfere na nossa visão de mundo, o que às vezes leva as pessoas a reproduzir estereótipos e preconceitos. Essa visão generalizante, que contribui para mascarar a diversidade cultural do país, ainda estava muito presente no cotidiano escolar e principalmente nos conteúdos didáticos. As ex¬pressões “os índios”, “a cultura indígena”, “a língua indígena” eram correntes nos textos escolares.

Entretanto, o mais importante é termos a consciência de que as atitudes e expressões acima ainda não foram eliminadas. É necessário perceber que, se por um lado reconhecemos que o etnocentrismo é um fenômeno comum a todos os povos, podendo interferir positivamente em sua auto-estima, por outro lado a falta de conhecimento sobre outros modos de vida e a incapacidade de relativizar os próprios costumes e reconhecer e valorizar a diversidade cultural pode resultar em atitudes de intolerância e em situações de hostilidade e xenofobia contra os outroso respeito entre as particularidades de todas elas, mesmo aquelas que existem dentro de um mesmo grupo social.

Reconhecer a existência da Diversidad Cultural é de fundamental importância para o exercício da relativização cultural, ou seja, epara entendermos as diferenças entre “nós” e os “outros” não como parâmetro de hierarquização entre nossos modelos e os modelos desses outros, mas sim como diferenças culturais que fazem parte da pluralidade e da riqueza cultural da sociedade brasileira, e que, portanto deve ser valorizada e respeitada para cumprimento dos Direitos Humanos e efetivação da Cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com