TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Monografias: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

O VALOR DA DIVERSIDADE BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO

Somos seres individuais com características próprias que através das relações com o mundo e as interações com a sociedade construímos nossos conhecimentos. Mas neste mundo em que vivemos existem uma variedade de pessoas, inclusive o Brasil que possui uma diversidade cultural imensa, pois é o país da miscigenação. Neste país imenso e cheio de oportunidades onde alguns buscam explorar as riquezas desse Brasil tão bonito e conseguem adquirir conhecimentos novos e se tornam pessoas significativas, outros que nada procuram acreditam que a vida se resume no que nasceram e não dependem deles buscarem novas estratégicas para modificarem as suas vidas. Essas conquistas de uma qualidade melhor na sociedade dependem de nos a menos que nos tornemos essa fogueirinha sem sentido, mas sim uma fogueira tão grande capaz de criar um grande incêndio nas nossas vidas e conquistas e essa fogueira que incendeia tudo é a educação.

Desta maneira as Diretrizes Curriculares Nacionais, baseando-se nos direitos de toda pessoas em seu pleno desenvolvimento, á cidadania e a qualificação para o seu trabalho na vivencia e convivência em âmbito educativo, e tendo como responsabilidade o Estado, família e sociedade têm que garantir à democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, jovens e adultos na instituição educacional, gratuidade e obrigatoriedade da educação básica. Assim a educação tem como objetivos promover a cidadania, a dignidade, a primor ação do conhecimento do ser humano, desse modo, é dever do professor trabalhar a igualdade, a liberdade, a pluralidade, a diversidade, o respeito, a justiça social, a solidariedade entre todos. Quanto ao educando deve haver uma atenção especial, pois deve ser levada em conta toda vasta bagagem que trazem para a escola como, a diversidade cultural, cada um com suas particularidades, mas todos com os mesmos direitos de receber uma educação de boa qualidade baseando-se nas diretrizes curriculares e obedecendo ao projeto político-pedagógico este que deve ser construído tendo coerência, articulação e integração de acordo com os modos de ser e de desenvolver das crianças, adolescentes, jovens e adultos nos seus diferentes contextos sociais, as formas de organização ciclos, séries e outras serão compreendidas como tempos e espaços interdependentes e articulados entre si.

Assim a educação tem o papel importante para o crescimento significativo de cada pessoa em particular, ela é a base do sucesso, cabe cada pessoa explorar a diversidade e a pluralidade deste mundo e conquistando seu espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com