TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Dissertações: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é a importância de entendermos a diversidade cultural?

Para entendermos a importância da diversidade cultural nas nossas vidas, iremos primeiramente conceitua-lá. Em um conceito bem simples e de fácil entendimento, podemos afirmar que Diversidade cultural são as diferenças culturais que existem entre nós seres humanos. Existem vários tipos de diversidade culturais, podemos citar como exemplo: linguagem, vestuário, religião, danças, raças... Entre outras tradições existentes numa determinada sociedade.

Entender essas diferenças é de extrema importância para convivermos em harmonia com o próximo, pois com o conhecimento iremos passar a entender o porquê das diferenças e acabar com o preconceito que criamos com determinada pessoa, pelo simples fato de não entender sua cultura. Conviver com essas diferenças não é um trabalho fácil, é preciso um verdadeiro esforço para compreender e aceitar essas diferenças. Nossa sociedade sempre teve uma educação “padrão”, ou seja, todos fomos tratados sempre da mesma maneira em sala de aula, e os que fugiam desse padrão , eram criticados e zombados.

Encontramos no Enredo da Escola de Samba X-9 de São Paulo um exemplo claro das diferentes “raças” existente na nossa sociedade, o autor fala dos negros , que “a mãe África chorou , sangrou para a liberdade conquistar”, ele aborda o tema da escravidão e a jornada longa e difícil para deixarem de ser explorados, como também cita os brancos e os índios. Mesmo com tantas diferenças físicas entre essas três raças, podemos sim viver em amor e união.

A autora do Texto 2, a Professora Nilma Lino, defende que as questões sobre diversidade não pode ficar limitada somente no nosso entendimento, ela tem que abranger o universo político, afinal o comportamento da sociedade no geral é de um padrão ou de norma vigente no nosso grupo social e comparamos e julgamos as pessoas que fogem desse “padrão”. A relação entre os grupos humanos, não está fora das relações de poder. Ela afirma também que a diversidade cultural é um componente do humano. Ela é constituinte da nossa formação humana, afinal somos sujeitos sociais, históricos, culturais e por isso mesmo diferentes.

O “outro” a quem tanto apontamos e comentamos, vem a ser um ser humano como qualquer um, porém com seu jeito especifico de ser, com suas crenças, cultura, linguagem, etc. E ele passa a ser um estranho no meio de nós por não entendermos sua filosofia de vida, criticamos e o julgamos na nossa ignorância, pois infelizmente não fomos orientados na escola sobre como conviver com a diversidade cultural e todas as pessoas que fogem do nosso padrão social para ser um “estranho”, o “outro”.

Faz-se necessário convivermos com as diferenças, respeitá-las e aceitá-las, para que todos possam viver em harmonia respeitando o próximo. A escola pode ser o passo inicial para nossos “futuros adultos” romper com os preconceitos. Precisa-se padronizar a nossa instituição de ensino, inserindo a consciência em nossos educadores, para que a discussão sobre a diversidade cultural esteja presente no dia a dia dos estudantes.

A formação acadêmica dos nossos alunos será completa, se realmente formos orientados a conviver com as diferenças sociais desde o ensino fundamental. Imagine um mundo sem preconceito, sem injustiças com o próximo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com