TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural Docente

Monografias: Diversidade Cultural Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

DIVERSIDADE CULTURAL DOCENTE

A educação para todos é absolutamente vital e deve ser pré-requisito para levar o indivíduo a outros níveis de formação devendo incluir um conjunto de conhecimentos e de competências indispensáveis na perspectiva do desenvolvimento humano, sendo que os elementos da estratégia educativa devem ser concebidos de uma forma coordenada e complementar, tendo por base comum a busca de um tipo de ensino que se adapte ao contexto em que se insere.

Há uma discriminação camuflada com boas maneiras em relação aos grupos minoritários com a sociedade, que se manifestam em alguns momentos, na verdade é uma tolerância, uma forma educada de se tratar.

É importante trabalhar as culturas existentes no nosso país pois no Brasil são poucas pessoas que são de sangue nobre; há uma miscigenação , tornando todos iguais ou é o que deveria. Ao longo da história os grupos étnicos minoritários sofreram discriminação e hoje na escola ainda existe só que em menor escala, pois o ambiente hoje força a que as pessoas tratem uma as outras igual.

Tais exemplos fazem parte do currículo escolar, porque vivemos numa sociedade de boas maneiras e não de reais intenções. Através do professor a gestão escolar minimiza os problemas de discriminação, pois é ele que vê de perto o que acontece entre os alunos, sendo o modificador de opiniões, trabalhando para transformar a sociedade. As formas de avaliar no âmbito escolar não contribuem para que os grupos minoritários sejam prejudicados, as formas de avaliar valem para todos e vai do interesse de cada aluno alcançar nota ou não.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que a educação contribui para o desenvolvimento humano em todos os seus componentes, devendo fornecer a todos a compreensão de si mesmo e dos outros para então participar na vida em sociedade.

Em uma nova concepção a educação devia revelar o tesouro escondido em cada um de nós considerando-a em toda sua plenitude: realização da pessoa que, na sua totalidade, aprende a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com