TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERENCIAS............................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido baseado em perguntas e respostas diversas realizadas a um pedagogo, um professor e um aluno, tratando a dificuldade encontrada no ambiente escolar quando se trata de diversidade. Explorei ao máximo as respostas dos entrevistados e a seguir falarei um pouco sobre o que chamamos hoje de Diversidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

Em uma instituição de ensino é importante frisar a importância do trabalho realizado por um conjunto de profissionais que interagem para formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição. O trabalho humano existe pela sua finalidade, ou seja, não se trabalha sem objetivos e organização.  A função do pedagogo no auxilio ao professor se faz necessária por proporcionar primeiramente condições há muito consideradas importantes para o sucesso da prática pedagógica. O cotidiano de sala de aula, face ao paradigma da Educação Inclusiva, tem suscitado ao professor reformulações, reflexões, “novas” atitudes e ações diante do processo ensino-aprendizagem do aluno.

Assim, o pedagogo orientará o professor que, ao desenvolver seu planejamento diário, articule aspectos como procedimentos e recursos didáticos para um contexto educacional que respeita o ritmo, a cultura e as especialidades de cada aluno. Auxiliará também no atendimento às demandas dos alunos que favoreçam a construção do cotidiano de sala de aula que requer, na atualidade escolar, a efetivação de ações didáticas flexíveis, porem contextualizadas; a adequação e recursos, sem depreciar a capacidade e a imagem do aluno com o qual interage; uma reformulação das dinâmicas em sala de aula que possibilite a participação efetiva de todos.

O trabalho do professor segue essa ideia entre tantos fatores pela sua peculiaridade de ser uma construção que conta com a interferência e subjetividade de outros, os alunos. Os objetivos do trabalho pedagógico impõem relações complexas ao trabalho do professor em sala de aula. É preciso reconhecer que não se pode delimitar o movimento dinâmico e flexível do trabalho, a fim de organizar-se em suas atividades em sala de aula na construção de um ambiente que comporta grande diversidade de ações e intenções. Fazem parte do processo organizacional do trabalho pedagógico que as atividades ministradas em sala de aula sejam planejadas para que os alunos possam compreender e acompanhar a aprendizagem. As estratégias didáticas também ocupam espaço relevante no trabalho de planejamento a ser desenvolvido de acordo com as características da turma. O trabalho pedagógico e suas finalidades necessitam de constante reflexão para que possam ajudar a transformar a realidade cotidiana em algo mais positivo e uma aprendizagem significativa.

É importante a busca constante de práticas pautadas no contexto que o aluno vivencia, inovadoras, pois o trabalho é dinâmico, sendo fundamental que cada profissional pense na sua disponibilidade para a construção de práticas efetivas que conduzem a uma educação de qualidade para todos.

A escola é um lugar onde se cria conhecimento, onde existe o envolvimento com um grande numero de pessoas com características diferenciadas. É nesse espaço físico, social e cultural que os indivíduos se desenvolvem globalmente, mediante atividades diversas realizadas dentro do contexto escolar. É também nesse espaço que as pessoas trocam ideias e conhecimentos e interagem entre si. Essas interações são continuas e atuam no desenvolvimento da criança de maneira muito natural. O professor deverá ser mediador e aceitar todo o conhecimento prévio que a criança traz, apostando e criando condições para que o aluno se manifeste e que possa ser ouvido, propiciando momentos de interação e trocas onde todos serão beneficiados. Na escola o aluno tem rotinas, em que os objetivos educacionais se dirigem à convivência em grupo de forma a utilizá-los no seu dia-a-dia. Vale a pena salientar das relações escola-família, que os conhecimentos vivenciados por ela podem ser empregados como mediadores para a construção dos conhecimentos trabalhados na escola, onde a cooperação de todos é indispensável para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. Não existe segredo ou fórmula para uma efetiva socialização, é justamente promover um diálogo, dinâmicas, atividades interativas valorizando as ideias e filtrando-as para que melhor se possam realizá-las em comunhão com toda a comunidade onde todos os seguimentos sejam incluídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com