TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade no Ambiente Escolar

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

educação fisica

A Diversidade no Ambiente Escolar

Betim

2017


[pic 2]

Curso de Educação Física

Licenciatura

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Filosofia de Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Pratica II.Professores: Mari Clair Moro - Nascimento - Diógenes Silva - Juliana Chueire Lyra -Leandro Cesar Leocardio.

Betim

2016


Sumario

INTRODUÇÃO ............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO ................................................................................................4

CONCLUSÃO.............................................................................................................7

REFERENCIAS..........................................................................................................8

ANEXOS ...................................................................................................................10


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

A Diversidade no Ambiente Escolar

TROCAR ESSA PÁGINA COM A PAGINA 4.

[pic 10]

INTRODUÇÃO:

[pic 11]

Este texto tem como objetivo apresentar um estudo sobre, os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Suas principais dificuldades enfrentadas e sua diversidade ao longo do tempo. Essa é uma questão que exige muita reflexão para que todos os envolvidos, considerem a diversidade do sujeito no espaço educacional, é preciso que exercitem a alteridade ou seja enxergar o outro como portador de direitos e respeitar tais características.

.

                       Especialmente em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade; no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios.

                        Sobre o ensino médio algumas escolas e coletivos de docentes tentam abrir suas práticas as disciplinas e áreas nas quais atuam e tentam dialogar com os sujeitos da escola, tentam promover ações que rompam paradigmas, que acabam inviabilizandoa construção de novas práticas pedagógicas.

                           Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade. Proporcionar ao aluno um ambiente que estimule o respeito a diversidade, ajudando a formar pessoas com mais respeito e que se preocupem com os outros

[pic 12][pic 13]


Desenvolvimento:

Somos uma sociedade marcada pela pluralidade, basta observar ao nosso redor, as pessoas em nossa cidade, nas ruas, que é fácil perceber que vivemos em uma sociedade com pessoas bem diferentes, negros, brancos, patricinhas, grafiteiros, roqueiros, indivíduos bem diferentes, mas que dividem o mesmo espaço na família, trabalho na sociedade.

                            A diversidade cultural é um fator muito importante de ser analisado no sistema de ensino, pois é a forma de mostrar aos alunos que existem muitas culturas além da que eles estão acostumados a ver. Também devido ao fato de proporcionar uma formação mais ampla aos alunos, no sentido de fazer com que eles interajam com a realidade se auto descobrindo e descobrindo coisas novas, pois muitas vezes o aluno desconhece a sua própria cultura

                            Hoje o trabalho desenvolvido nas escolas deve estar voltado para atender todo tipo de diferença, tendo em vista o processo de mudança que vem ocorrendo na sociedade. O “diferente” torna-se muito mais presente no nosso dia a dia, visto que a cada lugar que frequentamos encontramos alguém diferente, seja com um visual, aparência, sexo, deficiência, cultura, etnia entre outros. Assim, acredita-se que desde a Educação Infantil, os programas educacionais devem estar voltados à diversidade, para que a criança aprenda a respeitar, viver e se construir nesse contexto.

                           Para tanto, é necessário que a sociedade também valorize as diversidades e que os meios de comunicação também colaborem, ajudando, por exemplo, a não incentivar a violência a homossexuais, travestis, lésbicas, entre outros, pois a escola não deve ser o único fator de mudança, é preciso que toda a sociedade se conscientize. A luta dos educadores pelos direitos e pelo reconhecimento das diferenças não pode ser dar de forma separada e isolada.

                              É preciso que políticas governamentais apoiem os programas educacionais, bem como os meios de comunicação, os quais tem forte influência de persuasão. O professor não pode pensar que a inclusão, é exclusividade de deficientes e que para esta acontecer basta adaptar o espaço físico e ter profissionais qualificados. Isto é preciso, mas não é o suficiente, porque uma escola com olhar voltado para a inclusão social, jamais irá pensar somente no deficiente, mas sim em todo tipo de diferença que existe e que surge a cada dia. Além de oferecer espaço físico adequado, é necessário que a escola prepare as novas gerações para esta educação, voltada para a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com