TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade no âmbito escolar

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ANA PAULA ARAÚJO DA SILVA

ANDRÉ SANTANA DOS SANTOS

MARILANDIA RODRIGUES BARBALHO

ROBSON GARCIA MEIRELLES

ROSA MARIA DE OLIVEIRA

SANTA FELIX MEDEIROS SENA

SUELEN ADVINCULA DE AGUIAR ALVES

a diversidade no âmbito escolar

[pic 4]

Governador Valadares

2016

ANA PAULA ARAÚJO DA SILVA

ANDRÉ SANTANA DOS SANTOS

MARILANDIA RODRIGUES BARBALHO

ROBSON GARCIA MEIRELLES

ROSA MARIA DE OLIVEIRA

SANTA FELIX MEDEIROS SENA

SUELEN ADVINCULA DE AGUIAR ALVES

a diversidade no ambiente escolar

Trabalho apresentado ao Curso (História)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Seminário da Prática II.

Prof. Claudecir Ferreira Gundim

Governador Valadares

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho contempla o tema Diversidade no Ambiente Escolar, de forma delimitada abordam-se os aspectos gerais e pedagógicos que envolvem o assunto.

O presente trabalho terá como objeto a entrevista com um pedagogo, analisando o conceito de diversidade, como ela ocorre na em que este leciona suas aulas, assim como serão coletados alguns dados profissionais deste.

Em um segundo momento, será feita uma abordagem teórica dos conceitos relacionados à diversidade e suas implicações no ambiente escolar.

A importância do tema diversidade no ambiente escolar está no fato de esta ser salutar a fim de criar um senso crítico nas crianças e adolescentes, fomentando o debate e abrindo o ponto de vista delas, ao aprender a conviver em meio às diversidades encontradas no ambiente escolar.

Assim, o trabalho tem como objetivo traçar alguns conceitos e buscar analisar como ocorre a diversidade no ambiente escolar e como está deve ser debatida pelos profissionais encarregados de tal mister.

DESENVOLVIMENTO

Nessa parte do trabalho, elaboramos uma entrevista com a pedagoga Nathalie da Silva Soares, a qual leciona na Escola Estadual Professora Aracy da Silva Freitas. Pela conversa com a profissional, ficou registrado que ela tem 36 anos de idade, sendo formada pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), com formação complementar em Administração Escolar e Educação Infantil pela Estácio de Sá.

A professora ainda nos disse que trabalha no ensino escolar há 10 anos e que sua jornada de trabalho semanal é de 24 horas, sendo que ela atua somente no Ensino Médio.

Após, ela respondeu ao questionário previsto no roteiro do trabalho, conforme será exposto abaixo.

O que é diversidade? A diversidade primeiramente parte do pressuposto de que em qualquer sociedade haverá diferenças entre os que ali convivem. Sendo assim, há o que chamamos de pluralidade de identidades, ideologias e qualquer tipo de comportamento.

Como você trabalha com as questões da diversidade na escola? Nós partimos do pressuposto de que existe a diversidade e que essas diversidades somente irão conviver em harmonia se houver o respeito de todos esses segmentos diferentes. Então a gente busca promover uma relação permanente com todas essas diferenças, com todos os setores que representam essas diferenças. Buscamos conhecer o que os movimentos sociais defendem, o que estão promovendo e discutindo.

Quais diversidades estão em evidência na sua escola? No nosso ambiente escolar, percebemos que há diversidade de gênero (incluindo os preconceitos relacionadas à orientação sexual), de raça, religião e também com relação às pessoas portadoras de algum tipo deficiência. São essas quatro as predominantes no nosso contexto escolar.

Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola? Nós já temos uma política escolar voltada para o debate. Temos a ideia de que as situações voltadas ao tema diversidade não podem ficar no silêncio, pois é preciso que o conflito emerga para que possa ser tratado e quando aparecer uma situação em sala de aula, sendo ou na interpretação de um texto ou livro, é necessário que isso seja colocado em evidencia, sendo o professor fundamental para poder pontuar essas questões, ou seja, é fundamental levantar o debate e com isso saber os porquês das práticas existentes entre os alunos, uma vez que o silêncio é fatal para que essas práticas se reproduzam.

Feita a exposição dos questionários, importante é analisar o que vem a ser o conceito de “diferente”, pois como tema central deste trabalho, a sua definição será de grande valia para o entendimento dos temas propostos a seguir.

Para tanto, Brandão (apud Gusmão, 2000, p. 8) nos dá a conceituação ao dizer que:

O diferente e a diferença são partes da descoberta de um sentimento que, armado pelos símbolos da cultura, nos diz que nem tudo é o que eu sou e nem todos são como eu sou. Mais que as diferenças, o que está em jogo é a imensa diversidade que nos informa é o que nos constitui como sujeitos de uma relação de alteridade (grifos nosso).

O autor trata da diferença, enaltecendo o papel da diversidade criando assim um ambiente de interação e dependência entre os sujeitos sociais, ou seja, as diferenças existentes no meio social não se excluem, mas se complementam formando o todo que é a própria sociedade.

Um dos grandes desafios das instituições escolares é contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Trata-se de uma tarefa complexa que demanda da escola um movimento que vai além de temas, conteúdos e programas.

Por isso, o tema diversidade na escola ganha grande relevância, tendo em vista a sua importância para uma formação crítica das crianças e adolescentes. No entanto, essa temática é bastante complexa, sengo algo de difícil conceituação, pois abrande diversos aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com