TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Etico Cultural

Artigo: Diversidade Etico Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia é a ciência que estuda o homem e a humanidade conhecendo as diferentes culturas dos diferentes povos. Os antropólogos criaram varias teorias, sendo elas o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo, cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento. A partir das grandes navegações houve um contato de povos e culturas diferentes usando assim estranhamento tanto do descobridor e os descobertos.

Difusionismo acreditava que as diferenças e semelhanças culturais eram consequência com varias origem e historia da tendência humana para imitar e a absorver traços culturais, privilegiava o entendimento a natureza da cultura.

A teoria do Evolucionismo, de acordo com Lewis Henry Morgan engloba três estágios de desenvolvimento para a cultura humana: Selvageria, Barbárie e Civilização.

Esses três estágios são capazes de explicar a ocorrência de elementos semelhantes em diferentes épocas e lugares do planeta e a grande variedade de culturas existentes no mundo.

O Funcionalismo (também chamado Análise Funcional) é uma filosofia sociológica que originalmente tenta explicar as instituições sociais como meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas individuais, vindo mais tarde a se concentrar nas maneiras como as instituições sociais satisfazem necessidades sociais, especialmente a solidariedade social. Juntamente com a Teoria do Conflito e o Interacionismo, funcionalismo é uma das três principais tradições sociológicas.

Estruturalismo para Strauss todo homem tem um “pensamento selvagem”. Desta forma, ele coloca o dito “homem selvagem” e o “homem evoluído” num mesmo patamar, uma vez que os dois possuem a mesma capacidade intelectual como, por exemplo, um indígena brasileiro e um pianista europeu. Após analisar as teorias antropológicas, pode-se concluir que a antropologia tem grande importância na vida do homem, pois hoje ela nos faz compreender sobre a origem e a cultura da humanidade, e levando as teorias para os dias atuais, desde muito tempo já se falava em igualdade social, como por exemplo um índio que tem a mesma capacidade intelectual do que um pianista europeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com