TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade étnica Cultural

Trabalho Escolar: Diversidade étnica Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprofundamento II

Com o intuito de entender o fenômeno humano, a antropologia foi criada a partir de questões básicas que definem suas formas e focos de investigação (objetos de estudos, e realidades a serem estudadas). Dentre algumas dessas questões podemos destacar as seguintes:

-Como explicar que uma mesma espécie no plano biológico, apresente tantas variações no plano cultural?

-Qual é a causa da unidade e da diversidade humana? É a cultura? É a natureza humana?

-O que é a cultura? Qual é o valor da cultura nesse processo de diversidade?

Assim, se formaram 3 conjuntos teóricos da antropologia que sevem como principais ferramentas para responder a essas questões básicas dentre outras.

O primeiro conjunto teórico foi o evolucionismo, criado ao longo dos séculos XVIII e XIX, foi importante como instrumento de dominação dos imperialistas europeus sobre outros povos (principalmente asiáticos e africanos). As pesquisas antropológicas evolucionistas voltaram-se para construir uma hierarquia com a cultura europeia burguesa ocidental, colocada enquanto padrão as demais culturas dos povos invadidos/dominados situados em níveis inferiores a esta.

O segundo conjunto foi o funcionalismo, uma teoria mais “adequada” no que diz respeito as possibilidades de percepção da cultura e sociedade humana com suas potencialidades e suas qualidades. O funcionalismo tem como princípio a construção de hipóteses e entendimentos teóricos a partir da lógica indutiva, ou seja apenas se constroem interpretações das realidades em estudo depois do recolhimento de informações desta mesma realidade, nesse sentido o funcionalismo é inverso ao evolucionismo, pois considera a lógica da cultura estudada e descarta a produção de entendimentos prévios a partir de generalizações e comparações fundadas em deduções.

Além do evolucionismo e do funcionalismo temos também a abordagem teórica do estruturalismo, que tem como principal teórico Claude Lévi-Strauss, que trabalhou no brasil, na região amazônica entre 1935 e 1938 no qual resultou em sua obra “tristes trópicos”. Para Lévi-Strauss a mente de todos os humanos, em todos os tempos e lugares é a mesma porque funciona a partir das mesmas operações lógicas. Oque varia são os materiais ao qual o pensamento se aplica e com os quais se constroem os significados. Humanos lidam com o mundo a partir dos significados construídos por sua sociedade e sua cultura. Portanto para a teoria estruturalista, a cultura é o resultado do modo de funcionamento do aparelho cerebral humano. Sendo toda a espécie humana dotada da mesma capacidade cerebral e igualdade e em condições de produzir cultura.

Referências

MELLO, L. G. D. Antropologia Cultural. 13. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com