TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentario Ilha Das Flores E Bumbando

Trabalho Universitário: Documentario Ilha Das Flores E Bumbando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  3.285 Palavras (14 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo ATPS CIENCIAS SOCIAIS

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: jucimarazw 16 setembro 2013

Palavras: 3228 | Páginas: 13

POLO PARCEIRO DE SANTA ROSA - RS

ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS SOCIAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CIÊNCIAS SOCIAIS

Camila Karkow RA 382617

Jucimara Zwirtes RA 385230

Simone Henzel RA 385226

Scheila Cristina Pasa RA382613

Vander Knuppe RA 385229

Prof.ª Maria Cláudia Regina Benedetti

SANTA ROSA, novembro de 2012.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................. 3

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE................................................................. 4

RELATÓRIO DO FILME A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO..................... 7 RELATÓRIO DOS DOCUMENTÁRIOS "ILHA DAS FLORES" E "BUMBANDO"..........................................................................................................10

RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO "PAJERAMA".................................................12 CONCLUSÃO................................................................................................................ 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................... 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará as definições de cultura, sociedade e indivíduo; sobre o que é cultura, como é adquirida, como o indivíduo transmite cultura (valores, normas, crenças, etc.) a outras pessoas e como se dá as interações sociais, e o que a socialização proporciona ao indivíduo.

Apresentaremos também um relatório e reflexão sobre o filme “A Classe Operária vai ao Paraíso”, onde o homem torna-se um apêndice da máquina. Não é mais a ferramenta que é construída para adaptar-se a mão do homem, é o homem que tem de adaptar-se à máquina, dá o homem seu sangue ao trabalho, e, contudo é prejudicado, desgastado.

Além destes assuntos, apresentaremos três documentários, “Bumbando” e “Ilha das Flores”; documentários que aborda a desigualdade social, fome, miséria, fatos que nos faz questionar, Onde está “Deus”?

Para concluir, o documentário “Pajerama” mostra a intervenção humana no habitat indiano, relatando a falta de respeito à cultura devido à destruição do meio ambiente provocada pela Revolução Industrial para a urbanização das cidades.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

A palavra “Cultura” tem como senso comum, o significado de conhecimento e saber. O entendimento de significado de cultura da relatividade aos hábitos, costumes, valores e crenças, arte, moral, ideologias, e outras capacidades adquiridas pelo homem na sociedade.

Construída e compartilhada pelos membros de uma “sociedade” (grupo de pessoas que ocupam um território comum, que tenham uma cultura comum e possuem uma sensação de sociedade compartilhada de seus propósitos, gostos, preocupações, costumes, etc.).

Sociedade é o modo de organização social, um grupo utilitarista, instituído para atender a determinados interesses. Caracterizado pela competição entre seus membros, pelo interesse individualista, pela busca da eficiência e da especialização, e dos contatos pessoais e informais.

É com relativa segurança que a vida em grupo, transforma o animal homem em ser humano, que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.

A cultura converge para três aspectos essenciais:

• É transmitida pela herança social; o indivíduo aprende a cultura no grupo social e não como herança biológica. Cada geração transmite às gerações seguintes a cultura do grupo.

• Compreende a totalidade das criações humanas; tudo que foi criado pela humanidade, tanto material como não material, ideias e valores, etc.

• É uma característica exclusiva das sociedades humanas; os animais são incapazes de criar cultura.

Todas as culturas apresentam alguns elementos básicos que são: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia.

• Em um conjunto de crenças, todas as culturas são fundamentadas, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.

• Valores são concepções coletivas do que é considerado, bom ou ruim, desejável ou indesejável, certo ou errado, bonito ou feio, em uma determinada cultura. Os valores influenciam o comportamento das pessoas e servem como critérios para avaliar as ações de outros.

• Normas traduzem crenças e valores, declara aquilo que pode ou não ser feito.

• Sanções são as punições ou recompensas, para as normas a serem seguidas.

• Símbolo carrega um significado particular de uma determinada cultura.

• Idioma, elemento chave da cultura; sejam sinais, sons e gestos para compreensões.

• A Tecnologia, como parâmetro para a cultura e socialização.

Podemos acrescentar ainda, que a cultura se manifesta por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com