TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Ilha das Flores

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário: Ilha das Flores

Do que trata o filme?

O filme fala sobre o funcionamento da sociedade de consumo. O tema principal é sobre a trajetória de produção inicial de tomates até seu destino final. Mostra que é o capital financeiro de cada pessoa que dita qual tipo de tomate ela pode comer, e o tema se sobressai exatamente pela maneira que esse ciclo nos é apresentado no curta.

No decorrer do documentário, o narrador cita como o fator ter um telencéfalo e o polegar opositor permitiu o ser humano realizar “ melhorias em seu planeta”, e no momento dessa fala há uma bomba eclodindo. Como forma de demonstrar um sarcasmo sobre o que foi dito. Há todo momento o documentário traz essa distinção do ser humano dos outros seres vivos: ter um telencéfalo e polegares opositores, e ainda sim a maneira que esses mesmos seres humanos com capacidade de melhorar o planeta, conseguem tratar de forma melhor os animais, como exemplificado no filme os porcos (que inclusive depois são mortos e viram alimento) do que as pessoas que compartilham das mesmas características fisiológicas porém sem moeda de troca.

Sobre os seres humanos, como o filme articula suas definições?

Ter um telencéfalo, polegares opositores e liberdade. Principalmente a liberdade de fazer ou não fazer algo para ao próximo e para o planeta, e a complexidade das escolhas como onde jogar fora e o que deve ser realmente jogado no lixo.

Quais as diferenças destacadas? Quais as diferenças culturais?

Ter um telencéfalo, polegares opositores e dinheiro.

Ilha das flores, (flores que se extrai perfume) nome dado a um lixão que desenvolve germes e bactérias que causam doenças e prejudicam o funcionamento do corpo, lugar distante das pessoas com capital financeiro, lugar onde moram outros seres humanos.

Sobre o formato do filme, como a edição funciona para o enredo?

Formato do filme é didático com linguagem científica. A todo momento barulho de moto quando se diz o nome do produtor de tomate: Suziki. O que nos faz lembrar da empresa Suzuki. A frase com a marca de sutiã da lycra. Nos transporta para o mundo da publicidade e do consumismo o que inca com o tema do documentário de forma bem despretensiosa. O curta é atemporal, e o assunto universal.

Como o formato do produto cultural influencia na interpretação final?

podemos ver a influencia da cultura no filme de como o mesmo recurso (o tomate) que é distribuido pela cadeia produtiva chega de diferentes maneira para cada pessoa apresentada sendo que as pessoas são da mesma especia mas pelo fator cutural ocupam lugares diferentes, uns podendo descarta o que não querem e outros pegam o que foi descartado para sobreviver.

O que vocês destacariam sobre a linguagem utilizada no filme?

A linguagem utilizada é uma linguagem simples e neutra, além de bem explicativa e detalhada, na forma de documentários. A linguagem verbal e visual do filme, são as responsáveis por gerar a emoção final do filme, a qual nos faz refletir sobre o tema abordado, a questão do consumo e a desigualdade social tão próxima a nossa realidade.

Dê exemplos

Faça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com