TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças de Pele

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Acne(cravos e espinhas)

É uma doença genética, suas manifestações podem ser relacionadas a hormônios sexuais.

Por esse motivo,as lesões começam a surgir na adolescência,época em que começam a ser produzidos.

A acne pode persistir na idade adulta e pode começar e pode começar nessa fase, atingindo mulheres com mais frequência.

As manifestações desta doença acontece devido o aumento da secreção sebácea, relacionada ao estreitamento e bloqueio da abertura dos folículos pilosebacéos, assim surgindo comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Seu agente infeccioso mais comum é o Propionibacterium acnes.

Essa doença é mais comum em regiões da face e do toráx,que são áreas do corpo onde se tem um grande acúmulo de glândulas sebacéas.

Em alguns casos específicos pode se tornar muito intenso, como por exemplo a acne conglobata, que são lesões císticas, inflamátorias, que intercedem sobre a pele.

Por ser uma doença muito prolongada e às vezes desfigurante, deve ser tratada desde o começo,para evitar sequelas.

O tratamento pode ser feito com medicamentos de uso local.Dependendo da intensidade do quadro,podem ser usados antibióticos para controlar a infecção.

Outro modo de tratamento é a limpeza de pele,feita por um profissional de estética devidamente capacitado, tem ação do esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a evolução do quadro.

Para tratar a acne deve-se procurar um dermaologista, que é capacitado para indicar medicamentos ideais para cada caso. O tratamento é longo, nunca é menos que seis meses. (3.1 Figura:Rosto com acne)

2.2 Micoses

São infecções causadas por fungos,nas quais são mais afetadas algumas partes do nosso corpo como pele, unhas e mucosas. Esses fungos se alimentam de queratina presentes no nosso corpo. Quando encontram condições propícias, como o calor e umidade, ou o uso de antibióticos sistêmicos por muito tempo, estes fungos se reproduzem depressa.

Os sintomas se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas ou vermelhas que provocam coceiras,tem a borda da lesão mais aparente às vezes com crostas. Manifestam-se frequentemente em áreas de dobras como axilas e entre os dedos das mãos e pés,mas podem aparecer outras áreas do corpo.Exite vários tipos de micoses como por exemplo a pítiriase versicolor (conhecida como pano branco ou micose de praia) que normalmente surgem na parte superior do tronco, braços, pescoço e rosto.

As micoses são lesões localizadas, o seu tratamento é tópico (local) isso é suficiente para a cura.

Mas nas lesões maiores, muitas vezes é preciso um tratamento antifúngicos por via oral,mas se sempre com um controle clínico e laboratorial.

Alguns costumes são essencias para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com