TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças de pele

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO Á DISTÂNCIA

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

PESQUISA SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE QUE PODEM SER OBSERVADAS EM CENTROS DE ESTÉTICA.

Belo Horizonte

2014

LUANA ZSHABER VIEGAS

PESQUISA SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE QUE PODEM SER OBSERVADAS EM CENTROS DE ESTÉTICA.

Trabalho apresentado ao Curso de Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Estética e Imagem Pessoal,Biossegurança,Anatomia Fisiologia e Dermatologia.

Profs. Luciane Barbosa,Renata Andrade Teixeira,Poliana Galindo Milreu.

Belo Horizonte

2014

INTRODUÇÃO:

A cada dia mais os Centros de Estética são procurados por todos os tipos de pessoas, buscando melhorar sua imagem pessoal e bem- estar.

O profissional que atua nesta área é um especialista em cuidados com o corpo, rosto e cabelo e visa a manutenção da saúde, da beleza e da auto-estima. Todas as técnicas usadas pelo esteticista são essenciais para ajudar o indivíduo a cuidar e melhorar sua imagem pessoal.

Antes de qualquer procedimento estético é preciso conhecer o cliente, como, o que procura, suas expectativas, seu estilo de vida e analisar a sua saúde verificando possíveis manifestações clínicas que podem estar afetando a sua vida. Isto é importante pois pode- se verificar lesões na pele ao qual o profissional terá que ter cuidados para efetuar algum procedimento ou até mesmo orientar seu cliente onde mesmo deverá procurar um profissional na área da Dermatologia.

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano e que tem como função: proteção imunológica, percepção, termorregulação e secreção. Ela é o órgão mais afetado por maior número de doenças. Assim o profissional de estética deve ter atenção e cuidados antes de qualquer intervenção.

Este trabalho mostra os conhecimentos referentes a algumas doenças da pele, que são importantes para avaliar o cliente e dar o atendimento correto.

DESENVOLVIMENTO:

1.0 Câncer de Pele

1.1 O Câncer de Pele é um tipo de câncer mais comum. Ele é formado por células que se multiplicam desordenadamente por sofrerem mutações e assim dão origem a um tecido novo, um tecido doente. A causa desta transformação ocorre por causa so excesso de exposição aos raios ultravioletas do sol, de forma repetida e prolongada.

Pessoas com a pele mais clara são mais vulneráveis ao câncer de pele e também as pessoas que tem histórico familiar da doença.

Existem três tipos principais de câncer de pele, que podem ter sintomas e aparências diferentes.

1.2 Carcinoma Basocelular - De menor gravidade mas mais frequente, o Carcinoma Basocelular tem relação direta com a exposição a radiação UV na pele durante a vida. Ele acontece atingindo as células da camada basal que se localizam na nossa Epiderme (camada superior da pele).

Suas manifestações acontecem na sua maioria com lesões na face que não costumam a se espalhar por outras partes do corpo.

Sua maior incidência se dá em pessoas de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos e albinas.

Seu surgimento acontece com uma pequena lesão com o crescimento lento, de coloração rosada, superfície lisa e brilhante, onde podem conter finos vasos sanguíneos. Ela é fixa e tem um aspecto perolado, podendo apresentar uma crosta com superfície escura e bordas laminadas onde podem sangrar.

1.3 Carcinoma Espinocelular - As células que se alteram neste tipo de câncer da pele, se localizam na camada espinhosa da Epiderme. É um tumor maligno e é o segundo tipo mais comum do câncer de pele, podendo surgir em qualquer local da pele sadia ou já comprometida por algum outro processo, como feridas crônicas, cicatrizes , queimaduras antigas ou lesões decorrentes do efeito acumulativo da radiação ultravioleta.

Seu aparecimento se dá na pele e nas mucosas, onde podem mestatizar, ir para outros órgãos e assim ser vital.

Suas lesões atingem principalmente a face e parte externa dos membros superiores. Formam- se por pequenas pápulas endurecidas, indolor, descamativa que podem ter crescimento significativo em poucos meses ficando elevadas e ainda formação de feridas com sangramento.

1.4 Melanoma - O melanoma ocorre por afetar as células que produzem

a coloração da pele, os melanócitos. Ele é maligno, sendo mais raro do que o Carcinoma Basocelular e Espinocelular mas é o mais perigoso. Se espalha rapidamente através da corrente sanguínea atingindo outros órgãos, assim com taxa de sobrevida de 5 anos. Se for detectada precocemente tem chance de mais de 90% de cura.

Seu aparecimento inicia- se como uma lesão escura, como uma pinta e seu crescimento é rápido. Pode também se originar a partir de lesões pigmentadas já existentes, como pintas ou manchas.

As lesões apresentam características como alteração da coloração da pele em diferentes tonalidades, bordas irregulares, formação de crostas com formato irregular que sangram, coçam e tem um diâmetro maior que 6 milímetros, tornando assim fácil para se reconhecer.

Sua ocorrência frequente é em pessoas de pele clara de fototipos 1 ou 2. Podem surgir em áreas da pele que não são expostas ao sol, porém o maior número de lesões aparece nas áreas expostas a radiação UV. Portanto a proteção solar é a melhor forma de se prevenir.

1.5 Prevenções - Há algumas formas de se prevenir o câncer de pele, mas o principal deles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com