TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drenagem Linfática

Pesquisas Acadêmicas: Drenagem Linfática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 14

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que atua no sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até aos gânglios linfáticos. A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e pela sua esposa na década de 30, tendo sido posteriormente aperfeiçoada, tornando-se popular. Drº Vodder iniciou suas experiências em pacientes acometidos por gripes e sinusites, executando movimentos suaves e monótonos de rotação nas cadeias ganglionares do pescoço. Observou também que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.

Em 1936, Dr. Vodder apresentou resultados de suas investigações em uma exposição de saúde em Paris. Animado pela eficácia dos resultados obtidos com a terapia, o casal Vodder deu continuidade a seu trabalho, fundando uma escola na França e posteriormente em Kopenhagem, na Dinamarca, onde durante muitos anos transmitiram seus conhecimentos e experiências a outros profissionais.

A drenagem linfática manual é um dos métodos de terapia manual mais utilizado atualmente por profissionais da saúde e estética. Várias técnicas foram desenvolvidas a partir da técnica original do Dr Vodder, sendo reconhecidas e empregadas proporcionando a obtenção de melhores resultados em vários procedimentos, evitando assim complicações como linfedema, conseqüência muito comum dos tratamentos de câncer. Para o correto desenvolvimento da técnica, independente da metodologia empregada, é fundamental o conhecimento de anatomia e fisiologia deste sistema, além das contra-indicações que podem trazer conseqüências danosas aos pacientes e clientes.

Os estudos efetuados em relação ao Sistema Linfático, trouxe o endosso teórico-científico sobre o que a prática já comprovada, sedimentando a técnica até nossos dias. Segundo Dr. Vodder, a técnica consiste nas seguintes palavras: "Suavidade, harmonia, ritmo e flexibilidade na munheca."

Em 1978, Emil Vodder abriu pessoalmente o I Congresso Internacional da Associação para Drenagem Linfática Manual, na Áustria, com as seguintes palavras: "Acredito que virá o tempo em que a maior meta da humanidade será ajudar o próximo. As pessoas que trabalham com a Drenagem Linfática Manual, entenderão que a colaboração e a compreensão mútuas, serão necessárias para a mobilização de forças positivas. Estas forças não são compreendidas, porque não são mensuráveis, mas o paciente sente energia, ele restabelece a saúde mais rapidamente.

Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.

É uma técnica usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares que, devido ao seu tamanho, não entram no sistema venoso acabando muitas vezes por ficar no organismo devido à sua má drenagem linfática. São estas macromoléculas e estes resíduos celulares os responsáveis pela acumulação de água e de gordura criando e ajudando a criar pernas cansadas, cansaço, celulite, problemas musculares e articulares bem como muitos outros problemas, o que se refletirá em todo o corpo e no bem-estar geral. Uma das grandes causas da perda da drenagem linfática fisiológica deve-se à falta de exercício físico motivado grandemente pelo sedentarismo da vida moderna e às tensões acumuladas ao longo do dia. Com o tempo essas tensões vão se aglomerando e impedindo a boa circulação sanguínea e linfática com todas as consequências que ocorrem.

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:

Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los. Consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas

Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete, sendo as manobras da drenagem linfática manual basicamente: Círculos com os dedos ou com as mãos; Círculos com o polegar; Movimentos combinados; Pressão em bracelete.

Esta técnica pode ser feita de forma manual, mecânica ou por estimulação eléctrica. É aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto, podendo no entanto, acontecer nos locais com inflamação ou cicatrizes recentes por estes estarem mais sensíveis. Com esta prática, são ativados os gânglios linfáticos e o seu trabalho combatendo assim infecções e estimulando as defesas imunitárias fazendo, deste modo, tanto a prevenção de infecções como o seu combate.

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.

A Drenagem Linfática manual possui várias funções básicas: além de desintoxicar, contribui para a eliminação de lipídios, ativa o sistema imunológico e atua, também, como analgésico. Trata-se, portanto, de uma técnica que estimula a regeneração dos tecidos, sendo também relaxante e tranquilizante. Após cirurgias plásticas, alivia hematomas e inchaços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com