TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas E Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Drogas E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

“Drogas, Sexo e Rock’n Roll”, essa é a idéia feita por algumas pessoas, porém, sabemos que essa não é exatamente a realidade. As drogas estão presentes hoje em todos os setores e classes sociais. Tendo surgido nos tempos mais remotos e sendo utilizada das mais diversas formas e com os mais diversos fins.

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, era usuário de cocaína e a receitava a seus pacientes, defendendo seu uso medicinal. A mesma cocaína é derivada da folha de coca, tradição entre os povos nativos da Colômbia e entre outros povos da América do sul, inclusive algumas tribos da Amazônia brasileira. Até mesmo a Coca-cola, refrigerante mais popular do mundo, em sua origem utilizava uma composição de vinho, folhas de coca e folhas de uma planta chamada cola (atualmente a fabrica substituiu os dois primeiros componentes).

No anos 70, na era da “paz e amor”, a moda era o uso da maconha, dos ácidos entre outra drogas, e em outras épocas, o uso de drogas chegou a ser considerado coisa de intelectuais e pessoas sofisticadas. Mas qual a relação entre a cultura alucinógena e o Meio Ambiente?

Para a produção da maconha, do ópio, da coca e outras plantas alucinógenas, uma porção considerável de terra é utilizada, tomando espaço de culturas para alimentação. Para seu cultivo, como qualquer outra plantação, são necessários produtos químicos (agrotóxicos) que poluem o solo e as águas. Além disso, geralmente são escolhidas áreas de difícil acesso para essas plantações, principalmente em florestas como a amazônica, por exemplo. Para isso, é necessário desmatar grandes porções de floresta nativa, causando outra grande impacto.

Para o beneficiamento dessas drogas, são utilizados diversos produtos químicos (solventes, etc), logicamente não existem técnicas para a disposição correta desses resíduos, que acabam também poluindo. Se não bastasse tudo isso, ainda temos que considerar a poluição causada quando essas plantações são descobertas pela polícia e queimadas para serem destruídas.

Como podemos observar, os danos causados pelas drogas não são apenas sociais e econômicos, eles alcançam diversas outras esfera, afetando direta e indiretamente a vida de todo o planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com