TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duelo De Titans

Artigos Científicos: Duelo De Titans. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 5

Questões do Filme “O Homem que Mudou o Jogo”

1. Identifique a ideia central do filme fazendo um breve resumo sobre seus principais personagens, a cidade e a escola que compõem o enredo e as características do momento histórico que vivia os Estados Unidos.

Resp: A ideia central do filme é demonstrar distinção de raças entre as pessoas devido a sua cor, raça, credo.

O filme Duelo de Titãs passa em 1971 onde estão havendo nos Estado Unidos a integralização “mistura” entre brancos e negros, na Virginia o clima é hostil, um comerciante branco matou um adolescente negro e isso gerou brigas nas cidades entre as pessoas o treinador Boone chega à cidade e é visto como alguém que veio para solucionar o problema do negro e de cara mostra a que veio que não vai aliviar pra ninguém independente da cor. Logo na apresentação no time da escola percebe que será difícil, pois nota relutância de todos os lados até mesmo do treinador Yoast que perdeu seu cargo para Boone, quando Boone demosntra de fato a que veio marcando, a reunião com seus jogadores percebe hostilidade vindo de ambos os lados é que começam a ditar as regras, na apresentação do time para a concentração nota-se que Bertie achava que poderia se impor faz uma exigência e é ridicularizado na frente de todos, isso caracteriza a personalidade forte do treinador que não se intimida diante as dificuldades e demonstra firmeza quando mistura todo o time colocando brancos e negros para serem companheiros de ônibus e também de quartos e ate mesmo mais tarde quando exigiu que os garotos se se conhecessem fazendo perguntas aos companheiros, tudo isso foi importante para a interação dos garotos que mais tarde se tornariam companheiros de equipe e mais do que isso se tornaram amigos, superando o racismo e o preconceito racial.

2. Comente sobre as características do treinador Boone, destacando aquelas que fizeram a diferença na integração dos jogadores negros e brancos.

Resp: O treinador Boone ele é um líder nato, extremamente competente e tem discernimento para saber como agir em cada situação, sendo assim soube exatamente como gerenciar os conflitos entre os garotos sabendo como usar cada estratégia em cada situação exigida. Sempre de forma de rígida Boone demonstra exatamente o que queria quando necessário até mesmo sob pressão.

3. Ao tirar o jogador Petey de campo, o técnico Boone se surpreende com uma reação do técnico assistente Yoast. Essa reação foi aprovada ou reprovada por Boone? Teça comentários críticos sobre os objetivos de cada um dos técnicos e os resultados da ação.

Resp: Boone foi discreto diante das pessoas após uma reunião com Yoast, demonstrou sua desaprovação usando perfeitamente a ética profissional. Boone com sua liderança forte não estava ali para perder e exigia o mesmo dos alunos, uma liderança de conforto, ou seja, quando busca dizer ou fazer algo que o liderado necessita para aumentar sua alta estima, acredito que faltou a Boone perceber que a mudança de posição seria melhor para o jogador do que retira-lo de campo.

Às vezes isso acontece nas organizações a gerencia se preocupa tanto em alcançar suas metas e não vê que esse ou aquele funcionário sairia melhor em outro cargo.

4. Em uma discussão com o capitão do time Gerry Bertier, o jogador.

Julius justifica seu mau comportamento com a frase: “refletimos o

“Comportamento do líder”. Relacione essa frase com a teoria de

Liderança nas organizações.

Resp: Geralmente um líder que não consulta sua equipe é visto como autoritário e é isso que Julios achava de Bertier, autoritário e sem exemplos necessários para ser tratado como líder, pois era racista, briguento só realmente ganha respeito de todos quando começou realmente agir de forma diplomática e por fim realmente a respeitar os outros pelo que eram e não por sua cor, e depois demonstrou comprometimento com o time quando tirou seu amigo do time.

5. Em determinado momento na concentração, o técnico Boone leva os jogadores a um espaço onde aconteceu uma batalha. Que batalha foi essa, em que momento aconteceu e qual foi o objetivo do técnico em levá-los para lá?

Resp: Eles foram levados a um cemitério onde vários jovens haviam morrido em batalhas sangrentas na batalha de Berg(acho que é assim que escreve), a intenção de Boone era mostrar que ódio, rancor e preconceito não os levariam a nada, ou eles se uniam neste momento ou poderiam irem embora, não eram necessário serem amigos e sim vestirem a camisa do time, sua tática funcionou e foi além pois além de se respeitarem criaram vinculo de amizade entre todos, do time.

6. O assunto ética aparece de forma substancial em uma das cenas do filme, envolvendo ambos os treinadores. O que aconteceu? Qual foi a decisão do técnico Yoast?

Resp: Quando o técnico Yoast chega ao meio da apresentação do técnico Boone com os jogadores brancos quis demonstrar força, porem Boone em uma conversa com Yoast mostrou que não gostou, mas cedeu quando Yoast quis que seu amigo permanecesse no time, que mais tarde com crise de ciúmes deixou o time sentindo se traído por Yoast e Boone estarem criando vínculos de amizade.

7. Cada personagem desenvolveu diferentes competências e provocaram (à sua maneira) melhorias nos comportamentos dos jogadores e, consequentemente, no time como um todo. Analise a personalidade e a importância da presença dos seguintes jogadores/técnicos:

a. Gerry Bertier;

Resp: Ele era um líder nato, só faltava ser bem lapidado e direcionar sua personalidade, pois nesta época marcada por racismo e confrontos se deixava levar, com o treinamento eles desenvolveram diplomacia tolerância respeito e aprenderam a não julgar antes de conhecer.

b. Julius Campbell;

Resp: Era um garoto forte, reservado, porém obstinado só faltava desenvolver este lado melhor e aos poucos foi aparecendo, sua amizade devagar com Bertier o mostrou um fiel amigo de todas as horas, fazendo até a mãe de Bertie preconceituosa a gostar dele. Aos poucos foi desenvolvendo liderança e a capacidade de aceitar as pessoas.

c. Ronnie “Sunshine” Bass;

Resp: Era tímido, talvez pela sua aparente preferencia sexual, tornou se um jogador importante no momento exato, pois tinha inteligência e foi lapidado de supetão por Boone e consegui superar as expectativas da equipe e do técnico, sua personalidade demonstrou que quando necessário se superam.

d. Bill Yoast;

Resp: Técnico que perdeu seu lugar para Boone e mesmo assim não se deixou corromper demostrou caráter no decorrer do filme, a primeiro momento se mostrou como os outros preconceituosos, porém deixou seu caráter e a vontade de ver o time campeão falar mais alto.

e. Louie Lastik;

Resp: Um garoto com baixa autoestima devido a notas na escolar, porém que gostava de futebol desde o primeiro momento se mostrou bom sem preconceitos Boone o incentivou com palavras e isso o ajudou até mesmo conseguir média para a universidade, só faltava à lapidação necessária neste caso uma palavra de incentivo.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »