TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD - FILOSOFIA

Artigos Científicos: EAD - FILOSOFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

Questionamento 01: Por que a experiência do thauma favorece ao pensar filosófico e de que forma este modo de pensar pode contribuir para que nunca digamos “isso é natural” junto às desigualdades, violências diversas e injustiças do nosso tecido social? Justifique.

• A experiência de thauma favorece o pensar filosófico a partir do momento em que nos é posto uma questão para pensar: “ isso é certo?” “porque isso e não aquilo?”. Quando nos deparamos com uma questão queremos interrogar e discutir sobre ela, isso nos faz pensar e passamos a contribuir mais no núcleo social. Ao depararmos com uma situação diferente de nossa realidade passamos a nos interrogar mais, a querer saber porque acontece dessa forma com as outras pessoas e não com a gente.

Questionamento 02: Qual relação é corretamente possível entre: sujeito cognoscente, perplexidade, maiêutica e capacidade de mudança? Explique a importância dessa relação (entre sujeito cognoscente, perplexidade, maiêutica e capacidade de mudança) junto ao nosso cotidiano.

• A relação entre esses itens citados estão totalmente ligados entre si, pois uma pessoa que tem a capacidade de interagir com diversas vertentes do cotidiano, procurando ser melhor, procurando interagir para uma sociedade mais justa, ela é capaz de mudar um todo como a si mesmo. A importância dessa relação é de extrema necessidade para um todo, isso consiste em parir ideias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro dum contexto.

Questionamento 03: Explique o conceito de multiculturalismo. Em seguida, responda (justificando sua resposta) ao que segue: qual a importância da ética e da convivência com o diferente quando assistimos e/ou vivenciamos notícias/condições que podem convidar reflexões sobre as relações que construímos em nosso dia a dia (seja pessoal, acadêmico e/ou profissional), em um Brasil (não só Brasil) “[...] em que reina a confusão, em que corre o sangue, em que o arbitrário tem força de Lei, em que a humanidade se desumaniza[...]”?.

• O multiculturalismo é a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. A ética em qualquer lugar é de extrema importância para que se revele o caráter das pessoas na sociedade, não só no Brasil como no mundo inteiro nos deparamos diariamente com noticias que para quem tem o mínimo de senso é uma coisa horrível, sou roubalheiras, mortes desnecessárias, atitudes em meio a guerra que vivemos, sendo ela social, econômica. Se cada pessoa tivesse um mínimo de ética visando melhorar as relações sociais entre os indivíduos e os indivíduos com a sociedade o mundo seria bem melhor para todo mundo, se as pessoas deixassem por um minuto de pensar apenas nelas tudo melhoraria.

Questionamento 04: Após contribuições de Karl Marx, qual significado é atribuído para: a) ideologia; b) alienação? De que modo esses significados estão relacionados ao modo pelo qual o materialismo histórico e dialético compreende a sociedade? Quais relações são corretamente possíveis entre esse modo de compreensão e o que hoje vivemos, considerando as mensagens propostas pelos textos C e D? Por quê?

A) Ideologia para Karl era é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com