TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA

Artigos Científicos: FILOSOFIA. Pesquise 791.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2012  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: Palestra Uni mais educação

Palestra: Aspecto cognitivo da leitura

Palestrante:

O fala sobre o prazer da leitura, pois quando temos o contato com a leitura descobrimos coisas novas, pois a leitura causa encantamento, aconchego e segurança.

Na leitura cada leitor tem suas experiências. Quando o leitor interage com o texto a leitura o propociona emoções jamais vistas.

O palestrante também falou do aspecto cognitivo da leitura, que é o conhecimento de dentro para fora, pois o contexto acontece no momento da leitura.

No meio da palestra o palestrante trabalhou com as pessoas que estavam assistindo a palestra,dividiu a sala em 5 grupos, 3 grupos ficaram com uma parte do poema de Drumond A Família e 2 grupos fizeram a representação da família tradicional e a atual onde no final as analises dos poemas feitas pelos grupos e apresentação da peça encaixaram, todos chegaram no final com o mesmo sentido.

No final percebemos que ler um texto e uma estratégia cognitiva, pois entra nossa experiência de vida, nosso conhecimento prévio do mundo e daquilo que nos cerca.

Por isso nunca devemos ler um texto por ler, mas temos que ir sempre com um objetivO

O presente estudo tem com o tema a formação do profissional de letras. Neste trabalho, especificamente, será investigado o ideal da formação e a real necessidade dos alunos.

A maior parte dos profissionais formados nos cursos de Letras opta por habilitações de licenciatura, por este motivo nossa intenção é discutir em que a formação do profissional do curso de Letras, estão contribuindo ou irão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa nas instituições escolares?

Pois muito se tem discutido sobre o ensino da gramática nas instituições escolares, mas os resultados não tem chegado nas escolas.

No artigo intitulado O professor de língua portuguesa moderno e o discurso escolar anacrônico, Luiz Amaral e Nóris Duarte (2007) falar da dificuldade encontrada pelos alunos do curso de letras, ao chegar em salas de aula para seus estágios, e deparam com uma realidade contrária ao que estudam na faculdade cujo a formação se dar em um estudo direcionado para a lingüística e a leitura, porém nas escolas o ensino ainda continuam arraigados nas práticas da gramática normativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com