TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD Atividade De Filosofia

Ensaios: EAD Atividade De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

1) Conforme consta nas Aulas do e-book Filosofia, a reflexão filosófica apresenta características específicas. Explique cada uma delas. Em seguida, escreva de modo coerente e devidamente fundamentado sobre a importância da reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem” propostas pela mensagem do ?Te atreves a soñar?.

2) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido e relacione-o a mensagem proposta pelo vídeo ?Te atreves a soñar?. :

Questão 02, opção de tema A – Ética e Moral

Questão 02, opção de tema B – Relação com o Saber

Questão 02, opção de tema C – Ideologia e Alienação

Questão 02, opção de tema D – Multiculturalismo e Interculturalismo

3) Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e modera). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as relações de trabalho na contemporaneidade, sobre sua área de formação acadêmica e futura atuação profissional, sobre o/a profissional que você deseja ser em sua área de formação... E responda ao questionamento que segue: De que modo sua postura profissional poderá contribuir para uma sociedade capaz de “atrever-se a sonhar”? Por quê?

4) Em que consiste a “Ilustração” (também conhecida por “Esclarecimento”) proposta pelo pensador Kant? Tecendo relações com a mensagem proposta pelo vídeo, a realização efetiva da Ilustração permitiria a permanência nas “zonas de conforto”, ou nas “zonas de nenhuma aprendizagem”? Por quê?

RESPOSTAS DA ATIVIDADE VIRTUAL

1. Utilizando-se de todo o conteúdo teórico apresentado no módulo virtual e de todo conhecimento passado pelo orientador do curso, o ser humano possui três características da reflexão filosófica, também conhecidas como características do pensamento, são elas: Radical, rigorosa e de conjunto. De acordo com o conteúdo disponibilizado no módulo virtual, possuímos três características da reflexão (ou do pensamento) filosófica: Radical, rigorosa e de conjunto:

Quanto ao pensamento radical, este busca uma reflexão interior, ele é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento, ou seja, é buscar na raiz uma explicação lógica a respeito de determinado assunto. Já o pensamento rigoroso procura apontar os pensamentos de forma justificável e que tenha coerência, sendo assim a sua ideia final não deixa com que hajam pensamentos paralelos, é uma resposta única e objetiva, não deixando espaço também para discussões com outros filósofos. O pensamento de conjunto elucubra assuntos diversos e abrangentes, ele relaciona diversos aspectos em um só meio, sendo assim o filósofo estuda assuntos abertos como o entendimento do que é ética, até aonde vai a moral, como funciona a política, entre outros.

Criando uma interseção entre os conceitos apresentados no vídeo e o que fora estudado na disciplina, pode-se analisar e assim perceber que o pensamento homogêneo é predominante no ser humano, um pensamento sem questionamentos, que age por impulso. A reflexão filosófica busca o contrário, ela visa questionar as dificuldades apresentadas no dia-a-dia do ser humano, tentando assim levar o indivíduo a sair da zona de conforto e conhecer a zona de aprendizagem. Sendo assim, utilizando-se do pensamento radical, por exemplo, o individuo pode parar e pensar para tentar entender o verdadeiro motivo daquilo que ele esta fazendo, se é aquilo que ele realmente procura na vida, buscar na raiz a sua vontade e assim entende-la e iniciar uma busca por esta. Sem trabalhar com tal pensamento, o ser humano que a si se questiona, nunca sairá da sua zona de conforto, e é isto que o vídeo busca tratar e demonstrar

2.

Opção de tema C – Ideologia e Alienação

Buscando limitar ou até eliminar a capacidade de questionamento das classes dominadas, a ideologia se torna um fenômeno utilizado para manter estas classes supracitadas dominadas e submissas às classes que detém o capital, esta que em muitas das vezes, utiliza de seu poder para manipular e ludibriar as classes inferiores dando a eles um falso senso de realidade positiva.

Já a alienação é uma força intrínseca em algumas pessoas, que não as deixam ter opinião própria e acabam agindo na influência da massa. Ela tira a identidade da pessoa e tira dela o discernimento quanto ao que o circunda, pois este passa a não conhecer mais o que se passa no mundo, a ele somente cabe o que a mídia impõe. Ela é utilizada, por exemplo, na hora que este indivíduo vai realizar uma compra onde este pode até não gostar tanto de tal objeto, mas ele o viu tanto nas propagandas que comprou o mesmo para que possa estar inserido na sociedade de alguma forma.

A relação existente entre a ideologia, a alienação e o vídeo apresentado é que todos remetem ao sistema da zona de conforto, onde o indivíduo simplesmente segue o que a ele é imposto sem ao menos questionar o que ocorre, se aquilo é correto, se é o que ele realmente quer ou precisa, por exemplo, se é aquele objeto que ele quer ou se ele esta sendo levado pela massa.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com