TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECR, INCOTERMS E FORNECEDORES

Artigos Científicos: ECR, INCOTERMS E FORNECEDORES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  4.794 Palavras (20 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO..........................................................................................04

ECR..............................................................................................................05

INCONTERMS..............................................................................................10

FORNECEDORES..........................................................................................12

CONCLUSÃO...............................................................................................17

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................18

APRESENTAÇÃO

Este Trabalho tem como objetivo apresentar como a gestão da logística integrada administrada pelo ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor – Efficient Consumer Response) como diferencial competitivo do aumento do nível de serviço prestado ao setor atacadista /varejista. A utilização da ferramenta ECR no setor estudado demonstra que erros de gestão são minimizados, redução das reposições e redução das movimentações desnecessárias dentro da empresa, elevando o nível de serviço logístico e a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. As empresas utilizam a logística para agregar valor aos seus clientes, o ECR é um dos conceitos aplicado ao Consumidor, que quer receber o produto certo, no local certo, na quantidade correta ao menor tempo possível e com o menor custo possível.

Para uma boa performance desta ferramenta, é necessário que seu usuário também tenha domínio sobre outras habilidades, como saber qual Incoterms à adotar, praticar e também saber selecionar e avaliar seus fornecedores através de cadastros e avaliações afim de amortecer o máximo possível possíveis contratempos e maximizar os lucros obtidos pela parceria, no qual iremos abordar neste trabalhado através de conceitos e estudos de casos

Gestão Integrada. Logística. ECR. Cadeia de Suprimentos.

Área do Conhecimento: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

ECR – Efficient Consumer Response como Diferencial Competitivo

O Efficient Consumer Response(ECR) surgiu nos Estados Unidos como uma resposta direta do setor de supermercados às lojas alternativas, como lojas de descontos ou de conveniência. Estas lojas começaram a tomar no fim dos anos 80 e início dos 90 a participação de mercado que os supermercados até então possuíam. A pressão destes competidores forçou o setor de supermercados norte-americano a reexaminar sua cadeia de suprimentos. Dessa forma, um estudo em 1992 liderado pelo grupo dos supermercados líderes nos Estados Unidos resultou na introdução de uma iniciativa conhecida como ECR (Kurnia, Swatman e Schauder, 1998). A Associação ECR Brasil (1998) define o Efficient Consumer Response como uma iniciativa estratégica na qual o varejista, o distribuidor e o fornecedor trabalham muito próximos para eliminar custos excedentes da cadeia de abastecimento e melhor servir o consumidor. O objetivo definitivo do ECR é o de adicionar valor ao consumidor por meio do trabalho conjunto de distribuidores e fornecedores, que se aliam para maximizar a satisfação deste consumidor e minimizar os custos. Informação acurada e produtos de alta qualidade fluem, com o apoio de sistemas eletrônicos, entre a linha de manufatura e os check-outs com um mínimo de degradação ou interrupção dentro e entre os parceiros comerciais (Svenson, 2002). Brockman e Morgan (1999) definem a inovação gerencial como aquela relacionada indiretamente com as atividades básicas de trabalho. Ela requer mudanças nas políticas, regras, responsabilidades, processos e rotinas da organização. O ECR, para estes autores, destaca-se como uma das principais inovações gerenciais nas técnicas de distribuição pelo fato de envolver esforços coordenados entre fabricantes, atacadistas e varejistas. Para Machline (2003) o ECR, assim como o supply chain management, faz com que os parceiros priorizem o trabalho conjunto dos parceiros, em vez de se dedicarem a empreender ações isoladas ou até mesmo antagônicas. Expoentes do ECR acreditam que as companhias dentro da cadeia de suprimentos abandonarão relações antagônicas, tipo ganha-perde, e migrarão para relações ganha-ganha entre os parceiros comerciais. Quando todas as partes dentro da cadeia de suprimento trabalham em conjunto para aumentar a eficiência e reduzir os custos da cadeia, são capazes de fornecer maior valor aos consumidores. O ECR é um conjunto de ferramentas desenhadas para reestruturar a cadeia de suprimentos, transformando-a de um sistema de produção empurrada (push system), no qual as manufaturas “empurram” os produtos para as lojas, em um sistema de produção puxada (pull system), nos quais os produtos são puxados através de toda a cadeia de suprimentos até a loja pela informação da demanda do consumidor, capturada no ponto de venda.

Na verdade, o ECR não é um novo conceito. Ele não deve ser visto como uma estratégia diferente de tudo o que já se havia visto antes, pois as estratégias de Quick Response (QR) e Just-in-Time(JIT) já abordavam muitos dos temas dos quais o ECR hoje trata. O ECR, para Kurnia, Swatman e Schauder (1998), nada mais é que uma evolução, uma versão especializada do Quick Responsee este, por sua vez, é uma versão modificada do Just-in-Time(JIT), que foi utilizado pela primeira vez na Toyota Motor Company no Japão. Ambas as estratégias também abordavam os esforços coordenados entre fabricantes, atacadistas e varejistas. O grande diferencial do ECR, no entanto, reside no fato de ele ser uma estratégia cujas práticas são baseadas de maneira mais intensa na demanda do consumidor final. Ele representa um avanço na integração de todos os membros da cadeia de suprimentos. Estes (fabricantes, atacadistas e varejistas) podem ser considerados como uma entidade única, que trabalha em torno de um objetivo em comum: maior eficiência na oferta de valor ao consumidor final.

Tradicionalmente, varejistas, atacadistas e seus fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com