TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCACAO INFANTIL

Trabalho Escolar: EDUCACAO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  3.898 Palavras (16 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO: A Educação Física escolar se encontra em estado de marginalização e descaso, cujos motivos se dão pelo fato da falta ou da má qualificação desses profissionais dentro das instituições de Educação Infantil. Entretanto essa disciplina faz parte do currículo a ser abordado, onde engloba atividades indispensáveis para o desenvolvimento da criança, sendo que a intervenção do lúdico para elucidar essas aulas na Educação Infantil é imprescindível.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Infantil. Lúdico.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa foi construída e elaborada na intenção de demonstrar a relevância da Educação Física na escola durante a Educação Infantil, entendo-a como disciplina importante em todo o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser um complemento a todas as outras disciplinas do currículo.

A Educação Física é uma modalidade imprescindível importante do currículo da educação em geral, pois compreende atividades físicas e lúdicas que contribuem de forma satisfatória para a saúde e o bem estar dos indivíduos, proporcionando ainda muito lazer, divertimento e desenvolvimento físico. Dessa forma, o currículo de Educação Física possui grande variedade de atividades para todas as idades e todos os indivíduos.

A Prática da Educação Física diária proporciona benefícios importantes na vida dos indivíduos, e quando aplicada na escola e principalmente desde a Educação Infantil, essa prática promoverá além da saúde dos alunos, trabalhos benéficos com relação ao desenvolvimento, crescimento, habilidades motoras e físicas, noções de lateralidade, praticar a sociabilidade, esquema corporal, noções de cooperação, equilíbrio e outros.

A escola e o profissional devem mostrar para os alunos uma Educação Física compromissada, não apenas como um momento de lazer ou simplesmente uma aula ¨vaga¨, onde cada aluno realiza somente se quiser e sim que seja vista como um horário de aula tão importante e imprescindível como as outras aulas, principalmente para a Educação Infantil, sendo o início da carreira acadêmica de um indivíduo.

Entretanto, o que acontece nas escolas de educação infantil, é comparado ao descaso com tal disciplina, principalmente por parte dos professores que transformam suas aulas em simplesmente um espaço de brincadeiras e jogos aleatórios ou obrigatórios, sem finalidades ou propósitos, o que acaba empobrecendo o objetivo da aula e consequentemente desmotivando os alunos, considerando ainda que na maioria das escolas de Educação Infantil o professor pedagogo é o responsável em ministrar essas aulas.

Dessa forma:

O corpo que deveria ser motivo de alegria, que deveria vivenciar o lúdico e promover a festa, é transformado em incômodo para a escola. A sala de aula poderia ser menos “séria” e mais alegre, logo, ser mais viva. Se assim ocorresse, se estaria partindo para uma aprendizagem significativa que privilegiasse o homem como um ser em sua integralidade, que é um corpo, que sente o corpo, que vive esse corpo e que expressa suas emoções por intermédio desse corpo (CATUNDA, 2005, p. 30).

Então, o professor como mediador do conhecimento, precisa resgatar a importância das aulas de Educação Física na Educação Infantil para que os alunos possam reconhecer seu valor e a contribuição que pode ter no processo de ensino e aprendizagem.

Portanto, o presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a importância das aulas de Educação Física no cotidiano escolar da Educação Infantil e da mediação do profissional.

Para tanto, traz importantes considerações sobre o tema através de estudos realizados a partir de revisões bibliográficas analisadas em face de esclarecimento para o tema.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

A legislação da Educação Brasileira estabelece que a Educação Básica seja compreendida de três etapas: Educação Infantil, Educação Fundamental e Ensino Médio e a disciplina de Educação Física está inserida na Educação Básica como pode ser encontrado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.

Dessa forma, a Educação Física tornou-se parte da cultura humana, uma vez que engloba todas as práticas ligadas ao corpo, movimento e interação do homem. Assim, vem sendo discutida nos últimos anos numa perspectiva cultural, se constituindo em uma disciplina que se estuda o conhecimento da cultura corporal, cultura física e cultura de movimento.

A prática da Educação Física é considerada muito importante na escola de acordo com muitos estudiosos e interessados do tema, pois promove o desenvolvimento do aluno, sua interação, práticas regulares de esporte, boa saúde, relaxamento, coordenação motora ampla e fina, espírito de equipe, socialização, interação, autoconhecimento e outros benefícios ao corpo humano e para a vida.

Assim, a Educação Física quando utilizada e praticada de maneira pedagógica correta se torna uma ferramenta de ampliação para as múltiplas aprendizagens.

Segundo Macedo (1998, 1999) em sua obra de título “Valoração da Educação Física: da produção acadêmica ao reconhecimento individual e social¨ a Educação Física consegue despertar interesses, atrair a atenção da sociedade, satisfazer as necessidades, promover desenvolvimentos e sendo uma matéria valiosa que precisa ser estimada e valorizada, tendo seu valor para a vida do ser humano.

Os alunos praticantes das aulas de Educação Física participam de inúmeras experiências corporais, sensoriais e culturais, podendo ser estimulados pelo professor ou pelos próprios amigos de turma, possibilitando uma experimentação de novas formas e modelos, segundo Vygotsky (1994).

Falkenbach (2002) ressalta que os jogos não podem e não devem estar ligados somente a competição e divertimento, almejando os primeiros lugares ou quando há vencedores, sendo que dessa forma haveria uma perda da essência como construtora e formadora do ser humano, deixando ainda de ser uma atividade de caráter lúdico.

Assim, o divertimento faz parte sim, mas deve acontecer durante todo o jogo e ganhar ou perder deve ser apenas uma conseqüência pela qual todos irão passar ou não.

A Educação Física também engloba o desenvolvimento funcional e orgânico, pois as atividades físicas melhoram a coordenação motora, noções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com