TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pesquisas Acadêmicas: EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

CURSOS DE CIÊNCIAS LICENCIATURA-HABILITAÇÃO EM FÍSICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

CURSOS DE CIÊNCIAS LICENCIATURA-HABILITAÇÃO EM FÍSICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Relatório final apresentado a Universidade Estadual do Maranhão Programa Darcy Ribeiro, curso de Ciências, - Habilitação em Física como requisito para obtenção de nota de Prática Curricular-Educação Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Relatório final apresentado a Universidade Estadual do Maranhão Programa Darcy Ribeiro, curso de Ciências, - Habilitação em Física como requisito para obtenção de nota de Prática Curricular-Educação Ambiental

_______________________________________________________________________

(Orientadora)

_______________________________________________________________________

(Coordenadora do Programa Darcy Ribeiro-Pólo de Grajaú)

Sumário

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------------------------05

Justificativa--------------------------------------------------------------------------------------------------------07

Objetivos-----------------------------------------------------------------------------------------------------------08

Metodologia-------------------------------------------------------------------------------------------------------09

Referencias--------------------------------------------------------------------------------------------------------10

Introdução

Há muitos séculos, a humanidade explora o ambiente em que a cerca. Nessa exploração, estão envolvidos aspectos que devem ser investigados pela ciência. Observando, realizando experiências, analisando os resultados obtidos e entendendo o porquê das coisas, os seres humanos adquirem conhecimentos. Muitos desses conhecimentos são usados para melhorar as nossas vidas.

A história da humanidade foi feita de maneira tal que sempre se extraiu da natureza tudo de que precisamos. Extraímose continuamos extraindo, de maneira direta ou não, tudo aquilo de que necessitamos para a nossa sobrevivência imediata, para usar no futuro e para obter o que o meio ambiente não nos oferece diretamente, por meio de transações e trocas. Nossos antepassados, em geral, agiam de forma a esgotar uma determinada fonte de recursos naturais, abandonando-a, e depois, partindo em busca de novos locais para explorar.

Com a descobertade continentes desconhecidos e com os grandes inventos criados pela humanidade, ultimamente houve um enorme aumento das relações comerciais entre os povos. Aumentando os impactos causados por essas mudanças, a humanidade inventou as maquinas e descobriu novas fontes de energias. Isso permitiu a industrialização, ou seja, a produção em massa. Com isso, a situação transformou-se radicalmente.

Para dar conta de tantas de tantas mudanças, produzindo cada vez, mas, produtos e em quantidades sempre maiores, foi necessário explorar as riquezas do nosso planeta terra numa velocidade muito grande. O que não vem, mas permitindo a sua lenta recomposição natural.

Um dos aspectos negativos apontados nessa discussão e o desmatamento no município de Grajaú (MA). Apesar de, segundo o que pode acompanhar, a maior parte do desmatamento ocorrer dentro da legalidade, há problemas pontuais de derrubada irregular de floresta no município, sim, não dá para controlar tudo, temos alguma atividades ilegal. Afirma o secretário de Meio Ambiente da cidade, Antônio Fernando Barros.

BARROS explica que, mas um problema é a indústria moveleira da região, que consome madeira nobre, parte dela é extraída das três reservas indígenas do município. “Também ainda existem algumas carvoarias ilegais”, acrescenta outro elemento que tem contribuído para a derrubada de mata em Grajaú, segundo o secretário, é a indústria siderúrgica. “Derruba-se a mata para plantar eucalipto.

O desmatamento no município de Grajaú (MA) está sendo acelerado pela abertura de também das lavouras de cana de acordo com Barros, o IBAMA faz vistorias freqüentes na região, já que o município fica próximo à Reserva Biológica do Gurupi, uma área bastante problemática no que se refere a desmatamento.

O INPE ressalta que nem todo o desmatamento identificado em setembro pode ter sido realizado nesse mês, pois a cobertura de nuvens muitas vezes impede que os satélites detectem áreas degradadas, que são descobertas posteriormente, quando o céu está limpo.

E cada vez, mas difícil para os seres humanos sair do lugar onde vive, quando a natureza já não responde, mas as suas necessidades de sobrevivência, e fixa-se em outra região. Temos que enfrentar os resultados da exploração inconsequente dos recursos naturais, convivendo com um ambiente muito degradado. Precisamos encontrar soluções viáveis e imediatas para interromper a destruição e recompor o ambiente vital deste planeta.

A ciência considera impactos ambientais qualquer alteração das propriedades físicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com