TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pesquisas Acadêmicas: EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO:

O trabalho pretende realizar uma abordagem acerca do tema Educação Ambiental, tendo por objetivo, analisar sobre a importância de implantar este tipo de projeto nas empresas.

A ideia de pesquisar sobre o tema, advém da necessidade de conscientizarmos aos proprietários das organizações sobre a importância de vermos a educação ambiental como uma fomento para a vantagem competitiva da empresa.

Assim sendo, este trabalho busca conscientizar a todos os leitores que os projetos de educação ambiental podem e devem ser uma realidade nas empresas, podendo ainda, propiciar um avanço econômico e tecnológico, bem como, apresentar-se como fomento de geração de renda e de recursos.

As empresas necessitam analisar todas as suas atividades, produtos e serviços, visando identificar os aspectos ambientais envolvidos, avaliando os impactos reais e potenciais ao meio ambiente, tendo por base os requisitos legais e outros aplicáveis.

Para alcançar esses objetivos, desenvolveu-se um estudo bibliográfico, que permitiu entender a relação entre educação ambiental e eficácia organizacional criando tambe, uma empresa denominada por Posto X, possibilitando levantar dados relevantes e passíveis de discussão acerca da educação ambiental.

A relação da área ambiental com as demais áreas administrativas, segundo Donaire (1999), estabelece aspectos no sentido de valorizar a causa ambiental na organização, integrar as áreas organizacionais e conscientizar as pessoas. As unidades administrativas são afetadas de forma diferenciada, em virtude de sua maior ou menor ligação funcional com a área ambiental.

Empresas preocupadas com a conservação do meio ambiente natural e compromissadas com sua responsabilidade social para com seus funcionários e com a população do entorno desenvolvem projetos e programas com temáticas ambientais com intuito de complementar a educação formal recebida na escola.

DESENVOLVIMENTO

a) Nome da empresa

Posto de Combustíveis X

b) Endereço

Avenida Diamantina 1023- Centro – Couto de Magalhães de Minas

c) Memorial descritivo do processo produtivo:

As atividades desenvolvidas pelo Posto de Combustível JMCD são vendas de combustíveis (gasolina, álcool e diesel), troca de óleos e lubrificantes e serviços de borracharia e ducha.

As vendas de produtos e a prestação de serviços acima citadas, são desenvolvidas utilizando diversos tipos de matérias-primas e insumos utilizando água oriunda do poço artesiano e energia elétrica cedida pela Cemig gerando diversos tipos de resíduos tais como: flanelas e estopas sujas de graxo resto de óleos lubrificantes, resíduos de combustíveis, embalagens de óleos fluidos dentre outros.

d) Identificar os aspectos e impactos ambientais.

O primeiro é o impacto causado pela contaminação humana por hidrocarbonetos através do contato com o combustível e pela aspiração dos gases dos próprios combustíveis e os emitidos pelos veículos automotivos, o segundo é a contaminação dos solos por hidrocarbonetos provocados na maioria das vezes por vazamentos, o terceiro tipo são os impactos causados quando da ocorrência de um incêndio que podem causar danos graves às pessoas e ao meio ambiente, pois jogam na atmosfera gases prejudiciais e tóxicos e por fim o quarto tipo de impacto são os causados pelos resíduos perigosos gerados pelos postos de serviços.

A empresa acima descrita não utiliza nenhum tipo de coleta seletiva, gerando inúmeros resíduos no meio ambiente, inclusive de difícil deterioração como embalagens, flanelas, estopas e resíduos de combustíveis e óleos sem existir qualquer tipo de reaproveitamentos destes.

Os proprietários do Posto X ainda não apresentam um entendimento sobre as implementações de programas ambientais, ou seja, faz-se necessário a conscientização por parte dos mesmos no que tange a aplicação destas práticas, cujo desenvolvimento deve estar baseado em métodos eficazes que garantam um alcance maior das metas estabelecidas.

Não existe um sistema de compra por opção de produtos biosustentáveis.

e) Descrição sucinta da solução adotada para os problemas ambientais identificados, destacando as tecnologias utilizadas para controle e redução de poluentes.

Os órgãos ambientais estaduais através da resolução 273 do CONAMA que trata das exigências ambientais para a operação dos postos de combustível e legislação própria, fazem uma série de exigências quanto aos documentos necessários para os funcionamentos, equipamentos específicos usados, procedimentos emergenciais quando da ocorrência de vazamentos, licenças ambientais e entre outras com a finalidade de evitar potenciais impactos ambientais. As ações de mitigação destes impactos são: comunicação ao órgão ambiental local para inspeção, contratação de empresa especializada para a descontaminação das águas subterrâneas quando as mesmas apresentam índices altos de contaminação por hidrocarbonetos, entre outras medidas.

Portanto, é de fundamental importância que os proprietários dos postos de distribuição de combustíveis sigam as normas ambientais, visto que, os impactos causados são extremamente nocivos ao meio ambiente e a população como um todo e também os custos associados com a remediação são altos podendo até fechar estabelecimentos.

Neste contexto, faz-se necessário que a empresa implemente a coleta seletiva através de um eficaz suporte de educação e conscientização ambiental para todos os envolvidos. Nestes programas, é necessário realçar as problemáticas causadas pela geração do lixo pelos consumidores, a importância da sua separação na fonte para posterior reciclagem e reutilização dos mesmos e, principalmente, medidas para redução da geração de lixo.

Os resíduos gerados pelas atividades dos postos de combustível são praticamente os mesmos que os próprios combustíveis: contaminação humana e dos solos, riscos de incêndios e poluição do meio ambiente.

O posto X, representa a bandeira Shell e precisam adequar as suas operações respeitando a legislação vigente e atendendo as prerrogativas da NBR 10004/1987 a qual explicita que os resíduos dos postos de serviços podem ser classificados como perigosos e, portanto necessitam de cuidados especiais quanto ao seu armazenamento e destinação de forma a evitar potenciais impactos ambientais. Para o armazenamento é recomendado o uso e EPI´s (Equipamentos de proteção individual), tais como: luvas de PVC, para o manuseio de resíduos e calçados com solado de borracha, sem a presença de pregos ou partes metálicas e quanto aos recipientes para armazenamentos devem ser tomados alguns cuidados como: os recipientes deverão ser metálicos e com tampas e permanecer sempre tampados, não poderão apresentar furos ou qualquer possibilidades de vazamentos, resíduos diferentes não podem ser misturados e entre outros. No posto deve haver uma área específica para armazenagem e com algumas exigências: o piso deve ser cimentado, ao redor dos recipientes deve ter uma mureta de forma a conter qualquer vazamento que possa ocorrer, instalações elétricas específicas a prova de explosão, acesso exclusivos de pessoas autorizadas, entre outros.

Os postos de distribuição de combustíveis devem seguir as normas ambientais federais e locais quanto à correta destinação dos seus resíduos perigosos. Os principais tipos de resíduos perigosos gerados são: óleo usado, areia contaminada com combustível, mantas e cordões absorventes, Filtros de óleo lubrificantes, de combustíveis de veículos e de ar, Borra e combustível proveniente da caixa separadora de água e óleo, vasilhame de óleo usado e estopas usadas. Empresas cadastradas e licenciadas em órgãos ambientais devem enviar estes resíduos para locais específicos de incineração de alguns resíduos e refino dos óleos combustíveis usados.

Outro impacto ambiental causado pelas atividades dos postos de distribuição de combustíveis são os efeitos causados pelos incêndios, que quando ocorrem são bastante prejudiciais aos funcionários, clientes, proprietários, e vizinhança e podem causar vítimas fatais. Diante destes perigos, alguns cuidados devem ser tomados no manuseio dos produtos de petróleo, visando evitar incêndios e riscos a pessoa

Com a disseminação de informações e estratégias para a conscientização e sensibilização ambiental, é possível que os usuários da coleta seletiva possam usufruir deste benefício

A empresa poderá adotar um sistema de coleta seletiva de lixo buscando estabelecer parcerias junto a cooperativas e associação que utilizam coleta de embalagens ou óleos para reaproveitamento.

A empresa deverá identificar as necessidades de treinamento quanto à questão ambiental nas diversas áreas e em todos os níveis funcionais. Deverá receber treinamento apropriado, prioritariamente, todo pessoal que tenha um nível funcional de decisão quanto à priorização de atividades de melhoria de processos ligados a aspectos ambientais e recursos financeiros, ou diretamente ligados ao setor ambiental, ou ainda aqueles cujas atividades causem impactos sobre o meio ambiente, sobretudo se essas atividades forem realizadas de uma forma incorreta.

f) Propor um Sistema de Gestão Ambiental

O Posto X deverá também implemnetar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) o qual poderá ser realizado em etapas especificas: Política ambiental, Planejamento, Implementação e operação, Verificação e ação corretiva, análise crítica pela administração e melhoria continua.

Algumas das práticas mais abordadas na literatura são: uso consciente da energia, água e matérias primas; redução e tratamento de resíduos; adequação a legislação ambiental vigente; treinamentos e conscientização dos colaboradores quanto a sustentabilidade; reforçar o marketing da organização quanto a suas ações ambientais; e também, criar métodos para mensurar os resultados obtidos com a implementação de um SGA (TOCCHETTO, 2005).

A análise dos impactos ambientais reais ou potenciais das atividades dos postos de serviços é de fundametal importância, pois através dela o proprietário do posto terá conhecimento suficiente sobre os impactos que suas atividades e operações causam, as ações de mitigação para redução e/ou eliminação destes impactos, os apectos legais, a tecnologia desenvolvida para dar suporte as ações de mitigação, entre outros.

g) Propor soluções para educação ambiental para os colaboradores, destacando qual é a importância da educação ambiental nas empresas

Segundo Pelicioni (2000), os projetos para os Programas de Educação Ambiental devem envolver o maior número de pessoas, com discussões em grupo e valorização do emocional através das técnicas de sensibilização e da subjetividade na interpretação da complexidade da questão ambiental.

Para este mesmo autor, os objetivos destes projetos devem envolver basicamente a importância de se obter qualidade de vida condicionada pela qualidade ambiental, sendo necessário repensar as relações do ser humano com seu ambiente total, além da revisão dos seus próprios conceitos e práticas comportamentais dentro da realidade ambiental. Estes objetivos devem estar fundamentados em propostas de Educação Ambiental traduzidas em linguagens adequadas de ordem filosófica, científica e técnica sobre a temática abordada, com a importância de construir um objeto de preocupação entre os diversos segmentos da sociedade, como escolas, associações, instituições e organizações empresariais (LEÃO, 2002).

Estes proprietários precisam entender que existem metodologias que envolvem investigação e planejamento participativo, como a produção de material de comunicação utilizado em dinâmicas de implantação de gestão ambiental, passa ser considerada como um instrumento indutor para a preservação da qualidade de vida, pois constrói entre as pessoas valores sociais, conhecimentos direcionados ao tema, atitudes e competências voltadas para a conquista e manutenção do direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado.

A Educação Ambiental deve ser tratada como principal meio de difundir informações para a conscientização das pessoas no que se refere aos problemas do lixo, por exemplo, com objetivo de mudanças nas suas formas de consumo e utilização de bens duráveis e não duráveis que acarretam em um volume cada vez maior de geração de resíduos, assim como em poluição ambiental nas suas três dimensões: ar, solo e água.

Internamente, estes programas envolvem a aplicação de palestras e treinamentos em eventos, como Semana do Meio Ambiente, Semana Interna de Prevenção de Acidentes, e entre outros, contribuindo, desta forma, para a construção de uma nova percepção do meio ambiente para os funcionários

Outro exemplo prático refere-se a redução dos custos com economia de energia eletrica, luz, gas, papel, dentre outras ações que além de preservar o meio ambiente promovem ainda redução de custos empresariais,

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A criação a empresa Posto X favoreceu para entendermos acerca da necessidade de identificar os impactos ambientais decorrentes do processo produtivo e ainda apontar soluções para os mesmos e propor estratégias de educação ambiental.

A análise apresentada anteriormente, é fruto de uma simulação empresarial, sendo possível ao grupo conhecer, refletir e identificar os principais impactos ambientais dos postos,

De uma maneira geral, verifica-se que é de fundamental importância um estudo mais aprofundado das questões ambientais do setor dos postos de distribuição de combustíveis, visto que, suas atividades geram impactos bastante nocivos ao meio ambiente e à população como o todo.

É importante também que os órgãos ambientais fiscalizem e atuem com mais severidade não só os postos de serviços mas todas as organizações cujas atividades geram impactos ambientais.

Assim sendo, torna-se urgente que se desenvolvam treinamentos e palestras inicialmente para os empresários locais, para que os mesmos entendam que educação ambiental não é um mero processo restrito ao treinamento, visando à sensibilização e motivação dos funcionários. Um sistema de gestão ambiental não tem como objetivo cuidar do meio ambiente e sim a melhoria do desempenho ambiental e operacional de uma organização. Esse processo começa com a compreensão das questões ambientais.

Todo funcionário deve estar consciente das questões ambientais da empresa, do seu desempenho ambiental e do próprio desempenho operacional. Um programa de educação ambiental envolve um conjunto de atividades sistematizadas e com a participação dos diversos setores da empresa/escola e que auxiliam na elaboração dos indicadores ambientais.

Tais atividades demonstram não só os benefícios de um programa de educação ambiental, mas também um diferencial competitivo para as empresas, apresentando-se como uma ferramenta fundamental do sistema de gestão ambiental. É um programa de causa nobre, e não pode estar distanciado da realidade operacional e ambiental da empresa.

REFERENCIAS

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – http://www.abnt.gov.br Acesso em 20/05/2014.

CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente http://www.mma.gov.br/conamahttp://www.abnt.gov.br Acesso em 20/05/2014.

DONAIRE, Denis. A internalização da gestão ambiental na empresa. Revista de Administração USP , São Paulo, v.31, n.1, 1996.

LEÃO, A. L. C.; FALCÃO, C. A.. C. Fazendo educação e vivendo gestão ambiental.

Recife: CPRH, 2002.

PELICIONI, M. C. F. Educação em saúde e educação ambiental – Estratégias de construção da Escola Promotora da Saúde. 2000. Tese (Livre-Docência)– Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

TOCCHETTO, M. Gerenciamento de resíduos sólidos industriais. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2005.

...

Baixar como  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »