TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Monografias: EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA: UM ESTUDO DE CAMPO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATNIGUETÁ

FATEC Guaratinguetá / Gestão Financeira / Primeiro Semestre

Resumo

O trabalho teve como objetivo de estudo uma análise dos conhecimentos e experiências que os estudantes da FATEC Guaratinguetá têm com relação ao tema Educação Ambiental. Todas as atividades propostas tiveram uma ligação com o tema. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário, utilizando questões pré-elaboradas e entrevistas com as alunas que implantaram a coleta seletiva na Faculdade. Chegou-se a conclusão que a maior parte dos estudantes da FATEC Guaratinguetá está preocupada e consciente com as questões ambientais, possibilitando a criação de estímulos, para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental que seja transformadora contribuindo para a formação da cidadania.

Palavras-Chave: Educação Ambiental; Coleta Seletiva; Cidadania

1. Introdução

1.1 Objetivo Geral

Analisar os conceitos e experiências que os alunos da FATEC Guaratinguetá têm em relação ao tema Educação Ambiental.

1.2 Objetivos Específicos

-Pesquisar como ocorreram as primeiras discussões relacionadas com a Educação Ambiental.

-Buscar os principais conceitos e definições sobre Coleta Seletiva, para que possam ajudar na compreensão desse tema tão abrangente.

-Aplicar questionários com estudantes da FATEC Guaratinguetá analise o nível de conhecimento sobre Educação Ambiental e Coleta Seletiva.

- Buscar uma reflexão sobre as atuais discussões ambientais dentro da FATEC Guaratinguetá.

1.3 Justificativa

O artigo Educação Ambiental e coleta seletiva: um estudo de campo na faculdade de tecnologia de Guaratinguetá preocupou mostrar o quanto os estudantes estão inseridos no tema sobre educação ambiental. Percebeu-se através da pesquisa e entrevista com as alunas que implantaram a coleta seletiva na faculdade que é possível uma maior conscientização sobre as questões ambientais e que a educação deve ser o ponto de partida para juma sociedade cidadã e transformadora. Essa transformação deve começar com pequenos atos, é o que propõe a coleta seletiva, tudo se deve a uma tomada de atitude consciente, uma mudança de hábito que pode até começar em casa, nas escolas, mas, sobretudo deve ser reforçado na faculdade.

As questões ambientais já estavam presentes desde os primórdios da humanidade e hoje essas discussões estão mais vivas, o que leva a indagar se a preocupação e consciência ambiental são pertinentes nos bancos acadêmicos.

2. Revisão da Literatura

2.1 Histórico da Educação Ambiental

Para Narcizo (2009) A evolução das indústrias nas últimas décadas levou o meio ambiente a um estado de desvalorização. O homem com um pensamento egoísta e ganancioso sempre acreditou que tinha o poder de aproveitar todos os recursos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com