TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Artigos Científicos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SÃO LUIS DE FRANÇA

CURSO DE PEDAGODIA

VALDIR VIEIRA DOS SANTOS

PROJETO

ARACAJU

2012

VALDIR VIEIRA DOS SANTOS

PROJETO

ARACAJU

2012

Projeto

Tema : Educação Ambiental

Criciúma, 24 de julho de 2004.

Problema

Como trabalhar com o meio ambiente para obtermos uma melhor qualidade de vida?

Justificativa

O comportamento do homem em relação a natureza vem sendo agressivo a cada dia. Preocupados diante disso, vimos que, faz-se necessário a conscientização de todos, no sentido de preservarmos, não só a natureza mas sim todos os meios que nos cercam.

Com a natureza sendo destruída, seremos atingidos independente da classe social a qual pertencemos, pois sabemos que a relação entre a sociedade, homem e meio ambiente é de interdependência.

Em meio a tudo isso, nós como cidadão s e educadores, preocupa do com os nossos educandos, precisamos articular situações que promovam uma conscientização para uma mudança de atitudes. O ser humano precisa ter claro alguns valores como : o respeito mútuo, a dignidade, sua identidade individual e coletiva, patriotismo a estrutura familiar, relacionado com o meio em que vive.

Para modificar o pensamento humano é preciso promover nas escolas, junto aos nossos educandos, diálogos estimulantes que conduzam a questionamentos sobre as atitudes comportamentais nos dias de hoje e a necessidade de transformar, não só as relações pessoais como também o mundo ao seu redor.

Nosso objetivo primordial é preparar a sociedade em geral, para uma conscientização plena, que somos capazes de realizar maneiras que depende exclusivamente de nossas iniciativas, na esperança de transformar o homem de hoje no homem pleno de amanhã, com consciência dos riscos e das limitações que vivencia no presente, podendo ser modificadas, a partir da união e participação de cada um de nós tanto governamental como particular, não deixando de valorizar a importância da reciclagem do lixo, colocando na prática diária a valorização dos recursos que podemos explorar e transformar com o nosso lixo.

Objetivo Geral

Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, conscientizando o educando e a comunidade em geral da importância de seu papel como cidadão, distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades ambientais, onde a saúde, o lazer, o lixo, etc., sejam destaque fundamental nesse processo de conscientização, compreendendo que o meio ambiente é o resultado das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais.

Objetivo Específico

• Reconhecer o meio ambiente como essencial para a sobrevivência.

• Caracterizar o meio ambiente como nosso primeiro habitat.

• Oportunizar que o aluno adquira informações e conhecimentos do meio sobre o meio ambiente e os métodos matemáticos utilizados para preserva-lo.

• Contribuir para termos um ambiente agradável sem prejudicar a natureza .

• Valorizar a relação homem X natureza.

• Identificar os meios de poluição e conscientizar a população que os mesmos nos acarretam problemas.

• Reconhecer a relação de interdependência de homem e natureza.

• Refletir com o educando a realidade atual de dominação do homem, e o que devemos fazer (alternativas), para proteger o meio em que vivemos.

População Envolvida

• Professores e alunos das séries iniciais de 1º à 4º séries do Ensino Fundamental e a comunidade em geral do Bairro Presidente Vargas.

Metodologia

Para iniciarmos a realização de nosso projeto, na 1º etapa trabalharemos com o sub-tema: “ Sociedade e Meio Ambiente “.

Faremos um passeio no nosso bairro Presidente Vargas com o objetivo inicial de analisarmos nossa natureza, sociedade ou seja, meios de sobrevivência, (lazer,esporte e saúde ), diferentes níveis de classes sociais, comerciais e industrias de poluentes.

A partir do que foi visto pelos alunos durante o passeio, iniciaremos nosso trabalho pedagógico com as seguintes atividades:

• Montagens de gráfico sobre esgotos sanitários.

• Peças teatrais, envolvendo músicas ambientais.

• Fazer debates envolvendo diferentes níveis escolares.

• Produção de texto sobre a relação da sociedade e o meio ambiente.

• Cartazes, diferenciando a sociedade rural da urbana.

Para concluir essa 1ª etapa, iremos participar de uma palestra sobre o meio ambiente e a sociedade envolvendo pais, alunos e a comunidade do bairro.

Como 2º etapa, trabalharemos o sub-tema : “Lixo não é Lixo”. Nesse período, faremos uma gincana organizada para uma coleta de lixos recicláveis no bairro Presidente Vargas.

A partir da realização desta atividade, iniciaremos os trabalhos em sala de aula, individual ou coletivo:

• Formulando problemas, montando gráficos;

• Debates;

• Concurso de redação sobre o tema ;

• Confecção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com