TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ENFOQUE EM EMPRESAS

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.660 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DA UTFPR:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ENFOQUE EM EMPRESAS

Fernando Scolimoski, Tiago Henrique Faxina

fersilva1995@hotmail.com, thfaxina@gmail.com

Disciplina: Ciências do Ambiente / S11  – Prof. Gregório Jedyn

Departamento Acadêmico de Química e Biologia – DAQBI - Campus de Curitiba

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Avenida Sete de Setembro, 3165 - Curitiba/PR, Brasil - CEP  80230-901

Resumo – A disciplina de Ciências do Ambiente lecionada pelo professor Gregório Jedyn tem por objetivo evidenciar aos formandos de engenharia as inter-relações, quase que em sua totalidade, desarmônicas entre a sociedade, tecnologia e a natureza. Bem como auxiliar os mesmos a mudar esse panorama e contribuir sustentavelmente para a sociedade e o meio-ambiente em que estão inseridos. Com base nisso, o presente trabalho torna-se um incentivo, bem como auxilio, nessa mudança de panorama dando enfoque à educação ambiental, especialmente, voltada às empresas.

Palavras-chave ou Expressões-chave: Ciências do ambiente, educação ambiental, sociedade e meio-ambiente, gestão ambiental.

  1. INTRODUÇÃO

        A preocupação com os impactos ambientais causados pela atividade humana no meio ambiente tornaram-se mais evidentes a medida que foram percebendo os rumos preocupantes que o planeta tem seguido. Segundo Margulis (1996) impacto ambiental é a alteração na saúde e no bem-estar do homem, podendo ser positiva ou negativamente, incluindo o bem-estar dos ecossistemas do qual depende a sua sobrevivência. Com relação ao impacto ambiental negativo, medidas preventivas foram e estão sendo tomadas para evitar que entremos num caminho sem volta. Dentre elas destacam-se formas de conscientizar as pessoas sobre os malefícios destes impactos. E uma destas formas é, sem dúvida, promover a educação ambiental. Está surge como auxílio para a gestão ambiental tendo como objetivo minimizar ou eliminar os efeitos negativos dos impactos ambientais através da adoção de medidas dos seus princípios e suas aplicações práticas (MONTAGNA, 2015).  

        Com relação a conservação do meio ambiente, o capítulo VI do Art. 225 da Constituição Federal determina que:

"Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CAPÍTULO VI, ART.225).        

        Portando é direito de todo cidadão viver em um meio ambiente que lhe proporcione uma melhor qualidade de vida, sendo dever do mesmo e do poder público a garantia da preservação deste meio.

        Com relação ao Poder Público, neste mesmo capítulo do Art. 225, parágrafo 1º, inciso VI da Constituição Federal, impõe que "Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública  para a preservação do meio ambiente" (LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BÁSICA / MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2008).

        Porém, é importante frisar que a educação ambiental não deve ficar apenas estagnada nas instituições de ensino. Deve, também, ser aplicada as empresas. Uma vez aplicada aos funcionários da mesma, tende a trazer benefícios a organização como um todo, desde a aquisição dos insumos, passando por práticas no interior da empresa, distribuição e reutilização dos produtos após seu período de vida útil.

  1. JUSTIFICATIVA

        Sabe-se do grande desafio que é manter a qualidade de vida, em relação ao meio ambiente, para gerações futuras próximas. Sabe-se ainda a grande dificuldade que é convencer pessoas e indústrias a investir em meios que proporcionem uma maior reutilização de produtos. Uma vez que tal investimento é tido como não necessário para o crescimento da empresa e sendo, inclusive, o primeiro a ser cortado em caso de redução de gastos.

        A empresa deve ter em mente que normas ambientais são atitudes preventivas que visam diminuir, ou apenas evitar aumentar, os impactos causados pela ação do homem na natureza, e não causar diminuição de lucros. E, em alguns casos, poderão alavancar seu negócios e produzir uma maior lucratividade. Muito disso em relação a um melhor aproveitamento de seus recursos e de práticas sustentáveis.

  1. OBJETIVOS

        O objetivo deste seminário é elucidar maneiras pelas quais uma empresa pode através da realização de uma educação ambiental consciente, se aproximar do que chamamos de crescimento sustentável, sendo este, definido em 1987 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.         Mais do que apenas propor respostas para a crise ambiental e a sua relação com as empresas, buscaremos exemplos de companhias que já possuem como meta estabelecida a sustentabilidade e que através de um processo contínuo de educação ambiental e de formulação de novas regras e protocolos de trabalho, conseguiu obter um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

        Por fim trataremos das normas relacionadas a gestão ambiental no Brasil, que passam pelo processo de certificação da de ISO 14000 que reconhece de maneira nacional e internacional, empresas que possuem um processo de desenvolvimento sustentável

        

  1. EDUCAÇÃO AMBIENTAL

        Como já mencionado anteriormente, cabe ao poder público garantir que o ensino ambiental seja aplicado a todos os níveis de ensino a fim promover uma maior conscientização em respeito a preservação do meio ambiente. Segundo Macedo et al. (2010), a educação ambiental não está vinculada a transmissão de conhecimentos sobre a natureza, mas sim a possibilidade de ampliação da participação política dos cidadãos. Porém, a educação ambiental não deve ficar restrito às escolas. Ela deve continuar nas empresas pois, quando corretamente aplicadas, tendem a gerar uma melhora na organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com