TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES DA CIDADE DE SOBRAL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE

CAMPUS SOBRAL

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

DISCIPLINA DE PROJETOS AMBIENTAIS

PROFESSOR CHAGAS JUNIOR

“EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES DA CIDADE DE SOBRAL”

Equipe:

ALAN MAGNO

ANTÔNIA AURILENE

ÉRICA CARVALHO

MICAELE SOUSA

Sobral – CE

2015

MEMBROS DA EQUIPE

ALAN MAGNO

ANTÔNIA AURILENE

ÉRICA CARVALHO

MICAELE SOUSA

“EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES DA CIDADE DE SOBRAL”

Projeto Ambiental apresentado na disciplina de Projetos Ambientais como requisito para obtenção da nota da segunda avaliação.

Professor Chagas Junior

SUMÁRIO

  1. Apresentação

  1. Introdução

  1. Objetivos
  1. Público alvo
  1. Metas
  1. Metodologia
  1. Comunicação do projeto
  1. Possíveis projetos
  1. Cronograma de atividades

  1. APRESENTAÇÃO

Este projeto foi desenvolvido de acordo com as necessidades de dois dos bairros da cidade de Sobral-ce, com o propósito principal de conscientizar a população local através do Programa de Educação Ambiental para o reaproveitamento de materiais recicláveis, com ênfase na destinação correta de resíduos através da coleta seletiva utilizando-se dos programas de 5´S e 4 R´s.

O objetivo fundamental é reduzir a quantidade de lixo gerado nos bairros, e para alcançarmos o resultado esperado iremos trabalhar com a consciência ecológica dos cidadãos do município de Sobral, reeducando, incentivando e estimulando a todos para obter bons resultados, assim, todos serão beneficiados.

A comunidade sobralense já possui coleta diária do lixo através da prefeitura mmunicipal por meio de  caminhão nas ruas, além de contar com o serviço de limpeza para as vias publicas com o auxilio de uma equipe de garis. Logo, trabalharemos com a população a conscientização ambiental, através da educação ambiental, pois o ser humano faz parte da natureza, e é preciso respeitá-la.

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto desenvolve-se nos bairros Terrenos Novos e Vila União, na cidade de Sobral, no Estado do Ceará, onde vivem cerca de 30.000 pessoas. As populações desses bairros convivem com uma problemática que é a geração de materiais que poderiam ser reciclados e que são fontes de poluição e doenças por conta da ausência de soluções simples, como: programas básicos como o de 5´S e o do 4 R´s.

Contando já com o apoio de serviços públicos de limpeza das vias publicas através da prefeitura local, o que se deve ser feito é recuperar a disciplina e consciência das pessoas que convivem nesses bairros para um trabalho de equipe onde a sociedade irá tratar de fazer a sua parte e o poder publico executá-lo a parte que lhe é de dever.

Criando uma aliança de responsabilidade socioambiental com escolas, ongs, movimentos sociais, rádios, e postos de saúde locais, será possível conquistar o objetivo desejado através de ações junto com as comunidades por meio de palestra, oficinas, gincanas e blitz educativas!

  1. JUSTIFICATIVA

O intenso capitalismo que anda de mãos dadas com o consumo humano causa o que conhecemos por desordenamento de processo de urbanização, sejam eles de vilas, bairros ou até mesmas cidades. É com base nesse excessivo descontrole humano que causa a geração desenfreada de resíduos e materiais que poderiam ser reciclados por meio de programas ambientais que se ver a necessidade de um projeto ambiental voltada para a reeducação e conscientização desses bairros já mencionados, visando um melhor bem estar e qualidade de vida para essas comunidades.  

  1. OBJETIVOS

4.1 Geral

  • Conscientizar a população de dois dos bairros do munícipio de Sobral-Ce da importância da educação ambiental através da coleta seletiva para a reciclagem de materiais, utilizando-se de programas ambientais

  1. Objetivos específicos
  • Reaproveitamentos dos resíduos sólidos com a coleta seletiva de lixo;
  • Conscientizar a  população a mudar seus hábitos e costumes, através de programa ambientais, trabalhando a forma correta da separação do lixo;
  • Instalar lixeiras apropriadas para cada tipo de resíduo em locais públicos (praças, ruas, escolas, etc);
  • Diminuir o volume de resíduos ou lixo dispostos irregularmente nas vias públicas, particulares e domiciliares da comunidade;
  • Minimizar o impacto ambiental dos resíduos dispostos de forma irregular no meio ambiente;
  • Fazer parcerias com escolas, rádios, postos de saúde, ong, movimentos sociais, comunidade, e secretaria de meio ambiente do município ou órgão responsável pela a coleta de resíduos objetivando realização de palestras, oficinas, seminários, gincanas e blitz educativa junto com as comunidades.
  1. PÚBLICO ALVO

A população desses dois bairros de Sobral-Ce que tem cerca de 30.000 habitantes onde a grande maioria é de baixa renda será beneficiada com o projeto de educação ambiental onde poderão ter uma melhor qualidade de vida, sendo orientadas através de palestras, oficinas, gincanas, blitz educativas, dentre outras atividades em coletivo que auxiliaram a essas comunidades a conseguirem um melhor resultado em cima da escassez ou ausência de uma politica ambiental local.

  1. METAS

Objetivos

Metas

As comunidades começaram a se conscientizar e respeitar o meio ambiente, utilizando-se de programas ambientais básicos, minimizando o impacto de poluição e maximizando a ideia de reciclagem.

Reunir a população dessas comunidades de Sobral nas escolas, no posto de saúde, em ongs, grupos de movimentos sociais para a realização de atividades ambientais.

Criação de artesanatos com materiais recicláveis com a ideia de geração de renda.

Através de oficinas ministradas por profissionais em locais públicos da comunidade desses bairros.

Ser visto como comunidade modelo no que desrespeita o meio ambiente.

Realizar atividades ambientais em coletivo nas comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (224.6 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com